sexta-feira, 23 de julho de 2010

Serra cobra explicações de Dilma sobre ligação do PT com as Farc

Presidenciável tucano volta a defender vice; ministro fala em baixaria

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, voltou a referendar nesta quinta-feira as acusações feitas pelo seu vice, Indio da Costa, de que o PT tem ligação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Mas dessa vez foi mais longe: cobrou explicações da presidenciável petista, Dilma Rousseff.

“O que ele falou foi uma banalidade, de que o PT é ligado às Farc. Tem evidências abundantes do que são as Farc. São sequestradores, cortam cabeças de gente, são terroristas. Fazem narcotráfico. Curiosamente, ninguém do PT veio …Estão devendo essa explicação, inclusive a Dilma, para dizer que eles não têm nada com as Farc”, atacou Serra, em entrevista à rádio Guaíba, de Porto Alegre.

O tucano tentou defender o vice ao dizer que ele não acusou o PT de fazer narcotráfico. “O Índio não disse que o PT faz narcotráfico. Isso, o Índio nunca pensou e nem eu”, afirmou.

A declaração de Indio da Costa na semana passada foi taxativa: “Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", acusou. Somente após a repercussão negativa do caso o vice de Serra se retratou.

O ex-governador lembrou da quebra do sigilo do vice-presidente nacional do PSDB, Eduardo Jorge, para abrir fogo contra os petistas.

“Eles podem fazer crimes contra a Constituição, como fazer quebra de sigilo”, completou.

Serra também lembrou da relação de pessoas importantes do governo com as Farc. “As Farc vieram ao Brasil e aqui, abrigadas. A Dilma nomeou a mulher de um deles. O principal assessor da Presidência de Relações Exteriores os trata como não terroristas, no fundo companheiros meio equivocados. A única coisa é que acontece que é ligado a uma força que é ligada ao narcotráfico.”

Inspirado, o candidato a presidente ainda comparou Indio ao vice de Dilma, Michel Temer (PMDB). “Na minha opinião, ele é melhor que os outros vices. Teve mais votos que o Temer, que se elegeu na repescagem. Foi líder importante no Ficha Limpa.”

Outro lado

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quinta-feira que Dilma não vai entrar em “clima de baixaria”.

Copiando o presidente Lula, Padilha afirmou que a ex-ministra não vai ficar “cavando falta”.

“Temos orgulho de mostrar o nosso vice, que é agregador, articula vários partidos, que não precisa fazer autopromoção para aparecer. Ele tem história, que as pessoas conhecem”, respondeu, sobre Temer.

Fernando Zanelato
Agência BOM DIA

fonte: BOM DIA, publicado em 22/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!