sexta-feira, 23 de julho de 2010

TSE condena PSDB por ataques de Indio da Costa e dá direito de resposta ao PT

Vice de José Serra acusou os petistas de terem ligação com o narcotráfico; tucanos vão recorrer

O ministro Henrique Neves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), condenou nesta quinta-feira o PSDB pela acusações de Indio da Costa, candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, de que o PT teria ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico.

O PSDB terá que veicular no site Mobiliza, ligado à campanha de Serra, uma resposta da presidenciável petista, Dilma Rousseff, por dez dias.

Na sentença, o ministro lembra que o próprio Serra foi condenado pelo mesmo motivo nas eleições de 2002, quando também insinuou a relação do PT com o grupo terrorista da Colômbia.

“O tom ofensivo é evidente. Passados quase oito anos, o mesmo partido político que patrocinou aquela inserção considerada como ofensiva pelo tribunal – não pelas referências às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, mas pela associação à pessoa condenada por tráfico de drogas – retorna ao mesmo expediente”, escreveu Henrique Neves na sentença.

Indio da Costa afirmou em entrevista ao site Mobiliza na sexta-feira: “Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso.”

Serra ratificou as acusações do vice posteriormente. Nesta quinta-feira, ele afirmou que nem ele nem Indio da Costa acusaram o PT de fazer parte do narcotráfico, apesar da fala contrária do deputado, e cobrou de Dilma explicações sobre as relação do partico com as Farcs.

Para o ministro do TSE, a acusação “por si”, é suficiente para a caracterização da ofensa e o deferimento do direito de resposta. Na opinião dele, os dez dias ininterruptos de direito de resposta são justificáveis porque na eleição de 2002, o TSE já tinha considerado ofensivo um comportamento semelhante do partido, as declarações tiveram grande repercussão diante da divulgação por vários meios de comunicação social e as acusações foram graves.

“Não são edificantes ataques pessoais e genéricos, como se a eleição se decidisse não pela escolha do mais apto, mas pela exclusão do pior. Adversários políticos não devem se tratar como inimigos”, concluiu Henrique Neves.

O PSDB já avisou que irá recorrer ao plenário do próprio TSE. Segundo o porta-voz da campanha de Serra, o deputado federal João Almeida (BA), a decisão é “no mínimo abusiva”.

“Agora vamos ter de perguntar, antes, ao TSE o que podemos ou não falar na campanha?”, reclamou.

Fernando Zanelato
Agência BOM DIA

fonte: BOM DIA, publicado em 22/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!