segunda-feira, 8 de junho de 2009

Voluntários limpam Rio Jundiaí-Mirim

Segunda-feira, 08 de junho de 2009 05:27
Voluntários tiram 2 barcos de lixo do rio Jundiaí-Mirim em Ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente

Gláucia Mazzei

Agência BOM DIA


Uma ação ambiental organizada ontem, por voluntários da Escola de Mergulho Jornada Submarina, em um trecho do rio Jundiaí-Mirim, no Caxambu, recolheu dois barcos de lixo.

A ação, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira, começou por volta das 9h, quando cerca de 40 homens, com roupas de neoprene (com proteção térmica), entraram no rio e percorreram um trecho de 600 metros com a água até a cintura, a uma temperatura média de 20º C. Os barcos serviram para recolher o lixo.

A retirada dos barcos da água, um de 14 pés (com cerca de 60 kg, vazio), e outro de 10 pés (40 kg) exigiu a força de 20 homens, metade na água e a outra metade em terra.

Entre o lixo recolhido, muita garrafas PET, sacos plásticos, vidros e até chinelos. “Este ano percorremos um trecho menor que o do ano passado e recolhemos praticamente a mesma quantidade de lixo”, disse o diretor-técnico da Jornada, Alvanir Silveira de Oliveira.

“Ficamos triste em saber que em vez de diminuir o lixo a quantidade aumenta.”

Segundo ele, a limpeza do rio Jundiaí-Mirim é feita há nove anos e desde então os voluntários já encontraram de tudo, até televisão.
Este ano a ação envolveu cerca de 120 pessoas entre voluntários da Jornada, do Grupo de Escoteiros Curuqui, do Clube Velas do Japi, Corpo de Bombeiros e Polícia Florestal.

O lixo recolhido, cujo peso total não foi estimado, foi levado ao Terminal Transbordo Resíduos.

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!