terça-feira, 28 de abril de 2009

Zé Dias defende regular futuro local de cemitério

Terça-feira, 28 de abril de 2009 06:58
Vereador pega ‘carona’ em intenção da prefeitura para estabelecer regras

Gustavo Beraldi

O vereador Zé Dias (PDT) pega “carona” no projeto da prefeitura em viabilizar um novo cemitério em Jundiaí e defende, hoje, na Câmara Municipal, projeto que regulariza o setor na cidade. A proposta teve parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação.

Com um total de 92 artigos, o projeto estabelece regras para futuras áreas destinadas a esse propósito, como se localizar a mais de 500 metros de praças públicas e que não exista lençóis de água a menos de três metros do ponto mais profundo da sepultura.

“O prefeito vai ter que se preocupar com esse assunto em breve, pois já não temos espaço nos atuais cemitérios públicos”, afirma.

Resultado de uma “longa” pesquisa em sistemas adotados em cidades como Ribeirão Preto, Araraquara e Americana, o projeto, segundo o vereador, possui características preventivas.

“É bom manter cemitérios longe de residências. Sei que é o caminho de todos nós, mas é bom evitar.”

Já não existem mais vagas no cemitério do Desterro. A administração não informou quantas existem no Montenegro, mas destacou que ainda há espaço disponível.

Câmara vota mais sete itens hoje

Além do projeto de Zé Dias, a Câmara vota hoje mais sete itens. Dois deles, de autoria de Paulo Sérgio Martins (PV) e Enivaldo Freitas, o Val (PTB), exigem, respectivamente, câmeras de segurança em agências bancárias e repartições públicas.

Outro projeto, do vereador Durval Orlato (PT), prevê a realização de plebiscitos para aprovar ou rejeitar leis ou atos do Executivo. Pela proposta, um terço dos vereadores ou abaixo-assinado com 5% de assinaturas seria capaz de solicitar um plebiscito.

Júlio César de Oliveira (PSDB) propõe alteração no Código de Obras, para prever, nos condomínios, reutilização de água. Já o vereador Gustavo Martinelli (PSDB) exige dos supermercados atendimento nos caixas em tempo determinado.

Um projeto de denominação, de Sílvio Ermani (PV), e uma moção de Durval, de apelo aos municípios da região para implantação de consórcio de transporte intermunicipal, encerram a pauta.

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!