quarta-feira, 25 de março de 2009

'Impacto de vizinhança é importantíssimo'

SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO

25/3/2009

Em entrevista ao JJ Regional gravada recentemente para a série de reportagens com os secretários da Prefeitura de Jundiaí, o titular da pasta de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, elogiou projeto de lei que tramita na Câmara de Jundiaí para prever Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para novos empreendimentos na cidade. "O impacto de vizinhança é importantíssimo. É uma moeda de troca muito grande do município com os empreendedores", avaliou.

O EIV está previsto no Plano Diretor de 2004. A possível regulamentação determinaria que ele seria necessário para loteamentos, vilas rurais, conjuntos habitacionais, comércio ou serviços com mais de 10 mil m², entre outros empreendimentos. "Estamos tentando trazer um técnico para orientar o grupo e ver se a gente desenterra este projeto que está em discussão há 'mais de ano'", afirmou.

Um professor da Universidade de São Paulo (USP) seria o escolhido do secretário para organizar o estudo na Prefeitura. "Quando se tem um empreendimento com grande fluxo de automóveis ou com grande consumo de água ou esgoto, é importante você ter isso como troca. São instrumentos do poder que a gente vai poder negociar", salientou Spina, que citou como exemplo a possível construção de shopping na avenida Nove de Julho.

"Qual o volume de trânsito que vai causar? Eles (empreendedores) vão ter de fazer uma marginal? Que contrapartida vai ter?", indagou. Spina prevê em três meses uma posição oficial do estudo pelo Executivo.

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!