quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PSDB/PTC

Julião, eleito pela 3ª vez, se inspira em Covas e Benassi
Vereador acredita que retorno de Haddad será excelente para Jundiaí
Julianna Granjeia
Eleito vereador pela terceira vez seguida, Júlio César de Oliveira, o Julião (PSDB) diz se espelhar em grandes políticos de seu partido. Filiado desde 1989, conta que sempre gostou de política e, quando o PSDB chegou em Jundiaí, ele resolveu se filiar.

“Sempre acompanhei figuras como Franco Montoro, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso e André Benassi. São grandes nomes da política.”

Para o ano que vem, o vereador continua apostando na aproximação entre a população e o Executivo e acha que o prefeito eleito, Miguel Haddad (PSDB), fará com que Jundiaí dê um salto de qualidade. “Tenho muita confiança que a gestão dele será um arraso.”



Tico sai dos bastidores para sua segunda eleição na Câmara
Ele foi um dos articuladores do PSDB, antes de resolver ser candidato
Roberta de Sá
José Galvão Braga Campos, o Tico, que saiu dos bastidores do PSDB, vai para o segundo mandato reconhecido como um dos novos líderes do partido.

Tico foi reeleito com 2.894 votos - oitavo mais votado. Parte do sucesso foi pelo fato de ele ter sido um dos candidatos que mais propagandas espalhou pela cidade.

“Aumentei em quase mil votos em relação a 2004”, diz o parlamentar que há quatro anos teve 1.921 votos.

Na Câmara, Tico é conhecido por sempre tentar blindar a prefeitura. Ele mesmo reconhece que é um grande defensor de seu partido e que gosta do embate político – é um dos que mais “briga” em plenário com petistas, por exemplo.

“Se tenho que falar, eu falo”, diz. Está certo que é raro de isso acontecer, mas até seu partido já foi alvo de um ataque seu. “O PSDB errou ao não construir o viaduto da Ponte São João, e eu critiquei mesmo.”

O comerciante Tico (é sócio de um serviço de entrega de comida japonesa) está na política desde os 18 anos. Embora tenha sido candidato pela primeira vez em 2004, ele há 12 anos trabalha como político.

Sua função era nos bastidores. “Eu ajudava na formação das coligações para as eleições e buscava os apoios para ajudar nossos prefeitos a se elegerem”, conta.

O desejo de sair do “escuro”, surgiu porque sentia necessidade de trabalhar mais pelos bairros. Há quatro anos, Tico foi o candidato do Jardim Tamoio.



Caçula chega à Câmara já de olho na presidência
Vereador Gustavo Martinelli se elege como o quinto mais votado
Julianna Granjeia

Os números do vereador eleito Gustavo Martinelli (PSDB), 22 anos, impressionam. De 961 votos em 2004, ele saltou para 3.081 nessa eleição. Foi o candidato mais votado do PSDB e o quinto de Jundiaí (mais de 300 concorreram).

Jovem, mas com um discurso de quem parece ter muito mais tempo de experiência na política, Gustavo é o vereador mais jovem da nova composição da Câmara e o segundo da história de Jundiaí. Alexandre Rossi, o Ferrinho, foi eleito em 1989, com 20 anos.

“Não fiz uma campanha milionária, fui em sete mil casas, pessoalmente, na região Sul, para levar informações verdadeiras para a população e não ilusões.”

Sem modéstia, Gustavo já pretende entrar na Câmara como presidente. “Depois de Miguel Haddad e Luiz Fernando Machado surge uma nova liderança política”, diz.

Veteranos elogiam o ‘menino’
O prefeito Ary Fossen (PSDB) foi um dos políticos experientes que apostou em Gustavo Martinelli.

“Na primeira eleição eu percebi que ele tinha condições de fazer um bom trabalho. O menino tem jeito, é como o Luiz Fernando. Acredito que o Gustavo vá crescer muito.”

Chamado de “fantástico” pelo prefeito eleito, Miguel Haddad (PSDB), Gustavo também conquistou a confiança de pessoas próximas, como o administrador do Complexo Esportivo Francisco Dal Santo, Adilson Roberto Pereira, que ajudou o jovem na campanha.

“Quando ele chegou no Dal Santo com 18 anos pensei no que eu ia fazer com ele. Mas logo ele demonstrou dedicação e liderança.”

Adilson conta que, como já tinha participado de outras campanhas políticas, assim que percebeu a vocação de Gustavo quis ajudar. “Esse é só o começo da carreira dele.”


Vocação surgiu na infância
Filho de caminhoneiro e empregada doméstica, Gustavo diz que percebeu sua vocação política na infância.

“Fui representante de classe no primário, presidente do grêmio estudantil no ginásio e acabei tendo liderança nas vilas Maringá, onde eu moro, Comercial, Boa Vista e arredores.”

No cargo de comissão, como administrador do Complexo Esportivo Francisco Dal Santo, conseguiu mobilizar um abaixo-assinado com mais de 10 mil apoiadores para reformar o ginásio.

O novo vereador conta que começa, em fevereiro, a faculdade de administração e que depois pretende cursar Gestão de Cidades.

“Pretendo seguir carreira política, como Ary Fossen, Miguel Haddad e Luiz Fernando Machado. Eles são grandes inspirações para mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!