terça-feira, 6 de julho de 2010

Partidos mostram calma em abertura da campanha

Candidatos a deputado estadual e federal iniciam nesta terça-feira a etapa oficial

Apesar da campanha eleitoral começar oficialmente nesta terça-feira, quando será liberada a propaganda polícia, os partidos devem colocá-la nos trilhos aos poucos.

Nenhum dos cerca de 20 candidatos a deputado estadual e federal da região de Jundiaí afirmou que já vai estar na ruas nesta terça-feira distribuindo santinhos.

O momento, segundo a maioria, ainda é para planejamento para a campanha.

Nesta segunda-feira, o sindicalista Gerson Sartori (PT) discutiu em Jundiaí o apoio da militância na cidade à campanha Dilma Rousseff (Presidência) e Aloísio Mercadante (governo do Estado) com o deputado federal José Genoíno.

O PSDB inicia sua campanha em Jundiaí informalmente nesta terça-feira, quando abre o comitê dos candidatos Ary Fossen (estadual) e Luiz Fernando Machado (federal).

Os vereadores Val Freitas (PTB) e Durval Orlato (PT) informaram que nesta terça-feira devem estar focados na Câmara.

Assim como fez Sartori com o cacique petista, o médico Cláudio Miranda (PSC), postou em seu site imagens do encontro com ol ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em igreja paulistana. O mesmo fez o empresário Eduardo Palhares (PV) com imagens da confirmação de sua candidatura pelo partido.

TSE atrasa registro final de candidaturas
Até as 20h30 desta segunda-feira o portal eletrônico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não registrava nenhum candidato oficializado do estado de São Paulo.

A lista oficial deve estar disponível nesta terça-feira. Sem a homologação, as informações divulgadas por partidos e candidatos são inválidas.

Os bastidores de impugnações ou até mesmo de bloqueio na nova lei da Ficha Limpa provocaram tensões em alguns estados e municípios.

Em Jundiaí, apesar das muitas certidões exigidas pelas Justiça, não foram previstas suspensões de candidaturas. O quadro final será confirmado nesta terça-feira.

O que define a lei eleitoral no país:

Publicidade
A publicidade governamental, que possa beneficiar candidatos, está proibida nos 3 meses anteriores às eleições, porque poderiam afetar a igualdade de oportunidades.

Transferências
Não pode haver transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios e os agentes não podem contratar shows em inaugurações.

Inaugurações
Os candidatos a qualquer cargo não podem comparecer a inaugurações públicas, como prevê a lei 12.034, de 2009. .

Servidores
Até a posse dos eleitos, os agentes públicos não podem nomear, contratar, transferir ou demitir sem justa causa o servidor.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

fonte: BOM DIA, publicado em 06/07/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!