terça-feira, 29 de junho de 2010

Região já tem mais de 20 candidatos e chances de não eleger ninguém aumentam

Convenções terminam amanhã e registros saem até o próximo dia 5

Depois de aprovarem seus nomes em convenções dos partidos (que terminam nesta quarta-feira), cerca de 20 candidatos de Jundiaí e região dependem dos resultados dos acordos de coligações partidárias para confirmarem suas vagas para o registro até 5 de julho.

Entre os partidos mais conhecidos disputam vagas para deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB), Durval Orlato e Gerson Sartori (PT), Eduardo Santos Palhares (PV) e Júnior Aprilanti (PC do B), de Várzea.

Na região devem surgir nomes por outros partidos como José Avelino Ferreira, o Chinelo (PSB), de Itatiba, Jorge Reis Tarcísio (PTN), Vanderlei Victorino (PSol) e Dalvan (PSC), de Campo Limpo.

O cenário é também amplo para deputado estadual. Os partidos mais conhecidos possuem candidatos como Pedro Bigardi (PCdoB), Ary Fossen (PSDB), Eliseu Silva Costa e Sérgio Dutra (PT) e Val Freitas (PTB).

Outras siglas também devem participar com Cristiano Lopes (PSB), Cláudio Miranda (PSC), Dr. Pacheco (PPS), Silvana Baptista (PMDB) e Mil Freitas (PP), de Várzea.

Durval Orlato, vereador do PT que sonha em voltar para Brasília: disputa interna
Lista de cortes

A coligação de partidos, que precisa ser definida até dia 5, pode provocar uma lista de cortes entre candidatos.

Por exemplo, se PT e PC se coligarem, como na última eleição, as legendas podem decidir pela eliminação ou remanejamento de nomes aprovados em convenções.

E mesmo neste clima de incerteza e com a campanha só começa em agosto, mas os candidatos em Jundiaí já estão em busca de apoio.

O trabalho em outras cidades da região ou no Estado é visto como fator decisivo por diversos candidatos.

“Tenho uma forte ligação com 25 cidades. E todos os candidatos do partido possuem inserções variadas”, diz Durval Orlato (PT).

Para Ary Fossen (PSDB), ex-deputado estadual e ex-prefeito, “é preciso diferenciar os candidatos porque a cidade merece representantes”.

Entre outros partidos especulados até por adversários como fortes concorrentes estão o PTB (pela base de Val Freitas em uma das correntes da igreja Assembléia de Deus), o PV (pela cota baixa de votos prevista para eleger Edu Palhares) e o PCdoB (pela visibilidade do cargo já ocupado por Pedro Bigardi).

De fora

Os mais de 260 mil eleitores do município ainda elegem candidatos de outras cidades.

Nas últimas eleições, em 2006, os mais votados foram Luiz Fernando Machado (PSDB), com 32.061 votos, Durval Orlato (PT), com 27.997, e Silvana Baptista (PMDB), com 7.499. Somados, formam 25% do total.

Apenas para lembrar: nessa eleição o falecido estilista Clodovil, sem vínculos com a cidade, teve quase 5 mil votos.

Também em 2006, pra deputado estadual, o mais votado foi Pedro Bigardi (ainda no PT), com 30.484. Foi seguido por Júlio de Oliveira (PSDB), com 23.423, Ana Tonelli (PMDB), com 19.856, Mauro Menuchi (PSB), com 16.257, Antonio Carlos Pereira, o Doca (PP), com 12.699, José Dias (PDT), com 6.007 e Dr. Pacheco (PPS), com 4.286.

Apesar desta soma subir para quase 50%, a maioria ficou como suplente até as eleições municipais de 2008 abrirem vaga para Bigardi (já no PC do B), hoje o único representante parlamentar.

O comportamento do eleitor dificulta a posse de um representante apenas com votos da cidade - prevendo cortes de 50 a 140 mil votos nas eleições deste ano, conforme o partido.

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA
fonte: BOM DIA, publicado em 28/06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!