terça-feira, 8 de junho de 2010

20 nomes vão à convenção estadual

Neste mês, os partidos homologam as candidaturas para as eleições de outubro nas convenções estaduais, que começam a ser realizadas a partir de quinta-feira (10). Jundiaí contará com 20 nomes para deputado. Somente o PCdoB levará quatro nomes da Região. Os demais candidatos representam a cidade de Jundiaí.

O PT tem quatro nomes inscritos que serão definidos pelo diretório estadual. Gerson Sartori e Durval Orlato concorrem a deputado federal. Eliseu Silva Costa e Sérgio Dutra são candidatos a deputado estadual. Segundo o presidente do PT, Paulo Malerba, o diretório deverá ter uma definição antes mesmo da convenção. "Deixamos esta decisão ao diretório estadual, pois lá eles têm a visão mais globalizada e estratégica. Acredito que na convenção já tenhamos acertado quais serão os candidatos, que deverão ser somente ratificados", adianta.

A mesma situação vive o PSDB. Quatro candidatos estão inscritos: Luiz Fernando Machado (federal) e para estadual Ary Fossen, José Galvão Braga Campos (Tico) e Júlio César de Oliveira. Internamente, ainda se discute um acordo de cavalheiros entre os candidatos para que na convenção estadual seja levado somente os nomes de Luiz Fernando e Ary Fossen.

O PCdoB, do deputado estadual Pedro Bigardi, concentra seu foco na reeleição do parlamentar. Mesmo assim, apresentará mais quatro candidatos: Junior Aprillanti (federal, de Várzea Paulista), Antonio Bezão (candidato federal de Cajamar), Dr. Batista (federal, por Campo Limpo Paulista) e Elifax (estadual, por Cabreúva). "Pode ser que não consigamos referendar todos os nomes, que foram amplamente debatidos, mas nossas chances são grandes", afirma o presidente do PCdoB de Jundiaí, Tércio Marinho.

Racha estadual - O PMDB paulista vai viver uma situação de "racha" na convenção do dia 13 de junho. Provavelmente, o partido paulista irá se desvincular da articulação nacional, que coloca o deputado federal Michel Temer (PMDB) como vice na chapa da petista Dilma Rousseff. O PMDB paulista quer apoiar a candidatura de José Serra, com Quércia para senador. O presidente do PMDB de Jundiaí, Armando Fadigatti, apoia esta ideia. "Vamos com Serra." O partido lançou a pré-candidatura da ex-vereadora Silvana Baptista para uma vaga na Assembleia Legislativa. Para federal, não haverá nomes.

O Partido Verde (PV) só terá um nome a candidato a deputado federal. O ex-superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Eduardo Palhares, vai ser referendado na convenção do dia 19 de junho. "O partido quer aumentar sua votação. Queremos passar de 440 mil para 1 milhão de votos e, por isso, estamos saindo com legenda completa e pretendemos fazer duas ou três cadeiras a deputado", afirma.

Partidos menores - Os partidos de pequeno porte seguirão a tendência de lançar seus candidatos mais conhecidos, representantes únicos da legenda. O PSOL sairá com Vanderlei Victorino para federal. O PSC com Cláudio Miranda para deputado estadual e o PPS com Antônio de Pádua Pacheco, para deputado estadual.

O PSB, que tem na presidência Oswaldo José Fernandes, terá dois candidatos: Cristiano Lopes para estadual e José Carlos Sacramone, para federal. Enivaldo Ramos, o Val, do PTB, por enquanto, é o único candidato do partido. Seu presidente, Ari Castro Nunes Filho, ainda está à procura de um nome para federal. "Val tem apoio de toda a Região."

ARIADNE GATTOLINI
fonte: JJ. publicado em: 6/6/10

Um comentário:

  1. Olá!

    Meu nome é Douglas Santos e trabalho na agência publicitária Núcleo da Idéia Comunicação. Nós somos um empresa de marketing digital e fazemos parcerias com blogs e sites. Gostaria de um e-mail para que possamos entrar em contato direto. Por favor, envie para mkt9@nucleodaideia.com.br

    Aguardo resposta e agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!