quinta-feira, 10 de junho de 2010

Movimento #cidadaniaativa planeja debate e ficha pública

>CIDADANIA ATIVA

10/6/2010

ALEX M. CARMELLO Celina Marrone, presidente nacional do Voto Consciente, e Henrique  Parra Parra Filho (em pé)

Celina Marrone, presidente nacional do Voto Consciente, e Henrique Parra Parra Filho (em pé)

O Movimento Voto Consciente pretende reunir moradores da cidade para formar o 'Amigos de Jundiaí'. Nos próximos meses, estes agentes de cidadania serão os responsáveis por motivar a população a entender a importância de ir às urnas e, deste modo, apagar o insucesso do pleito de 2006 e eleger deputados estaduais e federais da Região. Na prática, o grupo planeja palestras, a distribuição de jornais com a ficha pública dos candidatos e a realização de um debate entre eles, com data a ser definida. Na noite de ontem, o projeto, intitulado Cidadania Ativa, foi lançado na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, que contou com a presença da presidente nacional do Voto Consciente, Celina Marrone. Ela é uma das responsáveis pela implantação, com êxito, do Cidadania Ativa no Guarujá, que servirá de exemplo para Jundiaí. O coordenador do Movimento Voto Consciente no município, Henrique Parra Parra Filho, apontou que já há um cronograma para o projeto. Nos dias 19 de junho e 30 de julho, será realizado o curso de formação dos agentes. Já em 14 de julho, serão ouvidos os candidatos a deputado estadual; em 17 do mesmo mês, será a vez dos candidatos à Câmara Federal.

A elaboração do jornal com a ficha dos políticos - que terá informações sobre a trajetória política, além de um perfil, realizações e promessas que ficaram no papel - será feita a partir de questionários respondidos pelos próprios candidatos. "Nossa meta é atingir 60 mil pessoas, por meio da capacitação de 40 agentes. A distribuição do jornal também ocorrerá de modo qualificado, com explicações sobre o movimento e a iniciativa. Já temos ao menos 150 pessoas envolvidas nisso", contou. Mesmo antes de ser lançado, o Cidadania Ativa já promoveu nove palestras voltadas para estudantes do Ensino Médio e faculdades.

"Nossa proposta é continuar trabalhando mesmo após as eleições. Por isso, queremos o envolvimento da sociedade organizada desde o início." Segundo a presidente nacional do Voto Consciente, o movimento conseguiu mudar os rumos políticos do Guarujá que, segundo ela, sofria com a corrupção. A partir de ações na periferia, levantando necessidades e estabelecendo prioridades, o Voto Consciente ensinou os eleitores do litoral a cobrar promessas e compreender como votar nos candidatos.

"Foi um trabalho interessante porque o Guarujá é uma cidade de veraneio, em que a maior parte da população não nasceu ali. Fomos convocados a levar o Voto Consciente para lá", lembra. O trabalho culminou com a mudança no governo nas eleições de 2008. Hoje, a atual prefeita trabalha com um projeto de gestão de desenvolvimento e sob os olhos do Conselho da Cidade, que reúne representantes da população. "Em Jundiaí, este processo será mais fácil porque as pessoas são daqui e amam esta cidade", aposta Celina.


ROBERTA BORGES

Notícias relacionadas: fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!