quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bolsão de segurança do Jardim Ana Maria é aprovado

>CÂMARA DE JUNDIAÍ

10/2/2010

FABIANO MAIA Moradores no Jardim Ana Maria acompanharam votação: aprovação unânime

Moradores no Jardim Ana Maria acompanharam votação: aprovação unânime

A aprovação, por unanimidade, do projeto de lei 10.499/2009, que autoriza a Operação Urbana Consorciada no Jardim Ana Maria, deverá servir como exemplo para outros bairros que também querem ter o acesso controlado. O item foi analisado na sessão ordinária de ontem, na Câmara de Jundiaí.

Segundo informações da Prefeitura, Jardim Brasil, Jardim Paulista e Campos Elíseos estão entre os bairros cujos moradores já apresentaram proposta ao Executivo pedindo o tráfego por apenas uma via. De acordo com a íntegra do projeto, encaminhado pela Prefeitura, o acesso ao Jardim Ana Maria será feito por apenas duas vias: Clemente Ferreira e Múcio da Costa.

A rua dos Cristais continuará a abrigar comércios. A instalação de postos de controle será permitida, entretanto, não será possível haver guaritas ou cancelas. Ainda de acordo com o texto, não haverá "restrição à livre circulação da população pelas ruas, praças e áreas públicas do bairro". A presidente da Associação de Moradores do Jardim Ana Maria, Maria de Lourdes Potenza, comemorou a aprovação do projeto.

A iniciativa do bairro, pioneira, surgiu de movimentos há mais de três anos. O Ana Maria possui 100 residências e cerca de 400 moradores. "Esta é uma luta antiga. Vivemos uma onda de assalto e violência crescente e não se tem sossego", conta. O bairro já possui serviço de segurança particular. "Tentamos também instalar uma cerca viva, mas de nada adiantou. Então elaboramos o projeto e mandamos para a Prefeitura."

Maria de Lourdes aposta que os limites de circulação vão contribuir para baixar as ocorrências policiais no bairro. "Hoje, com tantas vias de acesso, o bandido entra e logo já está na Anhanguera." Os moradores vão se reunir para definir como será o controle. Uma ideia é instalar floreiras nas principais vias de acesso. "Ninguém vai ser impedido de entrar."

O movimento no Jardim Ana Maria deve impulsionar outras iniciativas por toda cidade. O tesoureiro da Associação de Moradores no Jardim Brasil, Fernando Guatta Candiotto, acompanhou atento à votação de ontem. O projeto para controle de acesso do bairro, que tem 120 casas, está em trâmite no Executivo. "Começamos a debater este assunto no ano passado, já realizamos reuniões e organizamos um abaixo-assinado. Houve 90% de adesão", disse.

No caso do Jardim Brasil, a proposta é que o acesso ocorra por uma única via, a João Batista Figueiredo. "Somos um bairro essencialmente residencial. Já a São Lázaro e a Antônio Segre continuariam como estão." De acordo com informações do Executivo, os pedidos de controle de acesso devem partir de uma associação de moradores ou amigos do bairro.

Cada um deles será analisado separadamente e passará pelas secretarias de Transportes, Planejamento e Meio Ambiente e Serviços Públicos, além da Comissão do Plano Diretor e do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente (Comdema). A professora Regina Kalman, que também esteve na Câmara, se mostrou indignada com a aprovação do projeto. Ela criticou a decisão do Executivo e dos vereadores.

"Esta operação é uma restrição e vai dar motivo para outros bairros quererem o mesmo", analisou. Regina ainda afirmou que, na sua visão, a cidade precisa de investimentos em segurança e não de ações que limitem o acesso a alguns bairros. "Vou estudar o projeto e, dependendo do que avaliar, posso até procurar o Ministério Público."

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!