quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vereadores querem comunicação unida

>GABINETE DE SEGURANÇA

20/1/2010

VALTER TOZETTO JR. Paulo Sérgio e Bardi querem emplacar ideia de integrar as polícias por meio da comunicação e ainda sonham com secretaria

Paulo Sérgio e Bardi querem emplacar ideia de integrar as polícias por meio da comunicação e ainda sonham com secretaria

Os delegados-vereadores Paulo Sérgio Martins (PV) e Fernando Manoel Bardi (PDT) defendem a instalação de uma central de comunicação única para as polícias e órgãos de emergência dentro da própria sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

O gabinete será montado em breve na cidade, com verba do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e será presidido pelo prefeito Miguel Haddad. "Eu e o Fernando Bardi estamos querendo reunir todas as corporações por telefonia. Essa ideia nós já implantamos há algum tempo, mas é claro que dependerá do prefeito", afirma Paulo Sérgio.

Bardi confirma que também tem essa vontade. "Os órgãos de emergência já têm seus equipamentos e, assim, o custo não seria tão alto. Vamos brigar por isso sim, por essa forma de comunicação integrada", lembra. Paulo Sérgio acredita que, posteriormente, outro passo que a cidade pode dar, por meio do Pronasci, é em relação ao incremento da central de monitoramento por câmeras.

"Isso não precisaria ser necessariamente dentro do GGIM, mas seria muito importante incrementar o monitoramento. O GGIM pode tentar obter mais verba do Pronasci para isso. As câmeras ajudam muito a polícia, fornecendo provas, por exemplo." Paulo Sérgio acrescenta que fez a indicação do GGIM ao prefeito em fevereiro de 2009. "Sem o GGIM não vêm verbas do Pronasci para o município. O GGIM é uma exigência." Ambos os vereadores sonham com a implantação de uma Secretaria de Segurança na cidade.

Sobre o gabinete - Conforme o JJ Regional já havia divulgado, o GGIM terá como coordenador-geral o prefeito Miguel Haddad. Caberá a ele, por meio de um decreto, nomear um coordenador-executivo e um assessor de coordenação. Assim, sempre será o prefeito o responsável por convocar as reuniões. Essa estrutura já é pré-determinada para todos os GGIMs existentes.

O objetivo do gabinete é melhorar a Segurança Pública, por meio de ações inclusive preventivas, e ele tem caráter deliberativo. O gabinete do GGIM ainda terá mais 15 membros, ligados às polícias militar e civil, GM, Bombeiros, Conselho Tutelar, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Rodoviária Federal, Câmara Municipal, Poder Judiciário, Polícia Federal, entre outros. Terá como sede um imóvel a ser locado pela Prefeitura.

Como ainda não saiu do papel - o que deve ocorrer em breve - ainda não houve avanços para detalhar sua atuação. De forma geral, o GGIM tem um conceito. "A gama de perspectivas de um GGIM é grande, a exemplo de capacitação de guardas, central de comunicação e cada cidade escolhe o que é melhor para ela. O gabinete une esforços e permite melhor administração dos recursos", diz Bardi. "O gabinete pode captar muitas sugestões e implementá-las", resume Martins.

PATRÍCIA BAPTISTA

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!