quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Big Brother do trânsito terá 53 radares 24 horas

>ATENÇÃO!

20/1/2010

RUI CARLOS Entre os diversos locais, os radares também estão instalados em uma das principais entradas da cidade

Entre os diversos locais, os radares também estão instalados em uma das principais entradas da cidade

Os 53 radares instalados nas principais ruas de Jundiaí começam, amanhã, a multar os infratores. A qualquer hora do dia ou da noite, o motorista deve ficar atento e diminuir a velocidade sempre que se aproximar de um destes equipamentos. Os radares foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a fiscalização terá diversas características. Em 50 pontos, os radares serão fixos - mas não vão multar ao mesmo tempo, operando em esquema de rodízio. Em outros três locais, os técnicos optaram pela instalação de lombadas eletrônicas. Todos os equipamentos fazem a leitura automática das placas dos veículos.

O objetivo é reduzir a quantidade de mortos em acidentes de trânsito. Entre janeiro e setembro de 2009, foram registrados 3.093 acidentes, com 215 atropelamentos. No total, morreram 31 pessoas (cinco das quais, atropeladas). Segundo a Setransp, a cidade registra uma média de 38 acidentes por semana.

Os radares são mais uma das medidas propostas pela campanha "Paz no Trânsito" - que já distribuiu panfletos e adesivos, tanto em escolas quanto entre frequentadores de bares noturnos. Uma pesquisa indicou que os motoristas entre 20 e 30 anos foram as maiores vítimas dos acidentes graves em Jundiaí. E a maior quantidade de mortes aconteceu nos finais de semana.

A Prefeitura informa, também, que todos os pontos que irão receber a fiscalização eletrônica já foram sinalizados. Esta, no entanto, é a maior queixa e motivo de preocupação dos motoristas - que consideram a sinalização "falha" ou até "inexistente". O aposentado Benedito Gonçalves, 67 anos, morador na Vila Rami, diz que é uma grande vítima destes equipamentos.

"Eu sou contra o uso do radar móvel, porque acho que falta sinalização. Além disso, a velocidade máxima muda, em uma mesma rua, e você acaba sendo surpreendido", opina. Já a autônoma Carolina Buzatto Krell, 30 anos, moradora na Vila das Hortências, aprova o uso dos radares. "Só acho que a sinalização é falha", contesta. Além do risco à vida, fica o lembrete: ultrapassar no vermelho é infração gravíssima, com sete pontos na CNH e multa de 180 Ufirs: R$ 191,53.

Aqui tem radar - Conheça os pontos que serão monitorados por radar: avenidas Antonio Frederico Ozanan, 14 de Dezembro, Prefeito Luiz Latorre, Imigrantes Italianos, Jundiaí, Samuel Martins, 9 de Julho, União dos Ferroviários, Manoela Lacerda de Vergueiro, da Uva, Nações Unidas, Antenor Soares Gandra, Antônio Segre, Antônio Pincinato, Osmundo dos Santos Pelegrini, Olavo Guimarães, Humberto Cereser e Comendador Antônio Borin; alameda Cesp; ruas Molina, Vigário JJ Rodrigues, da Várzea, Eduardo Tomanik, Messina, Bom Jesus de Pirapora e Giustiniano Borin e rodovia Vereador Geraldo Dias.

CARLOS SANTIAGO

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!