sábado, 13 de junho de 2009

Central de Comunicação seria o primeiro passo

UNIFICAÇÃO

13/6/2009


O primeiro passo para a criação da Secretaria de Segurança Pública seria a unificação da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Segundo o vereador Fernando Bardi (PDT), há uma conversa para criar uma Central de Comunicação unificada com os serviços. "Seria uma central de informações onde a pessoa poderia ter, com uma única ligação, todos os serviços de que precisa acionados."

Além das polícias e da GM, o local atenderia outras unidades como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, serviço funerário, entre outras. "A intenção é de criar uma central de informações para otimizar o trabalho. A comunicação hoje é mais importante do que uma arma de fogo, um colete à prova de balas ou uma viatura," explicou.

Bardi citou como exemplo um caso de roubo. "Se a pessoa sofre um assalto na avenida 14 de Dezembro, por exemplo, ela poderia ligar para um determinado número e a central iria procurar a viatura mais perto para atender à ocorrência, indepentemente de ser PM ou GM. Hoje, se a pessoa liga no 190, a central vai procurar a viatura da PM mais próxima, e às vezes, há uma viatura da GM que chegaria mais rápido ao local da ocorrência e poderia ter um resultado melhor."

Para que essa central funcione, de acordo com ele, não seria necessário um investimento muito grande. "Cada uma dessas forças já possue seus sistemas de comunicação individual, sendo que cada uma funciona em uma frequência. O que seria preciso seria unificar esse serviço em um único espaço físico. Isso não quer dizer que os Batalhões da PM, as delegacias e a sede da GM seriam em um mesmo lugar, e sim uma central seria criada para otimizar a informação. O investimento gasto com a criação dessa central não chega nem a um terço do que se gastaria com uma viatura ou equipamentos de segurança. Ainda mais se pensarmos que com a tecnologia existente atualmente, com o uso de nextel, por exemplo, seria relativamente fácil colocar todos esses serviços em uma única frequência", explicou Bardi.

Segundo ele, ainda não há previsão da possibilidade de criar essa central. "Estamos conversando, mas como é uma idéia que seria muito rápida de se colocar em prática, acredito que teríamos apoio de todos os vereadores. Aposto até em uma votação unânime, caso um projeto desses seja apresentado na Câmara."

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!