segunda-feira, 6 de abril de 2009

PT protocola pedido de investigação

SAMU

31/3/2009

RUI CARLOS Os petistas Marilena Negro e Durval Orlato assinaram o requerimento

Os petistas Marilena Negro e Durval Orlato assinaram o requerimento

A bancada do PT na Câmara de Jundiaí protocolou, ontem, pedido de abertura de Comissão de Investigação (CI) parlamentar sobre possíveis irregularidades no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade. O requerimento será votado em Plenário na sessão ordinária da próxima terça-feira (7). Entre as suspeitas estão uso indevido da Unidade de Suporte Avançado (USA), funcionários ´fantasmas´ e descaso na formatação de relatórios de ocorrências.

As denúncias foram feitas ao JJ Regional em carta escrita por funcionários. Porém, ontem, nenhum tipo de reclamação formal havia chegado ao Legislativo, apesar da expectativa de que o mesmo texto fosse encaminhado aos vereadores. "São denúncias graves pois envolvem disciplina de funcionários e dinheiro público", analisa a vereadora líder do PT na Câmara, Marilena Negro.

Se aprovada, a abertura de CI permitirá a criação de um grupo de três legisladores com a função específica de investigar o caso por 30 dias improrrogáveis. Assim, responsáveis pelo Samu poderiam ser convidados a prestar depoimento à comissão.

De acordo com a parlamentar petista, protocolo semelhante foi enviado ao Ministério Público (MP), que poderá promover a abertura de ação civil pública para investigar o problema. "Esperamos a formalização de denúncias para, depois, pedir abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito)", explicou.

Neste formato, a comissão teria cinco representantes, poderia ter os trabalhos prorrogados e poder de convocar autoridades relacionadas ao Samu. "Teremos até a próxima terça-feira para que as bancadas tenham base de qual ação mais eficaz a Câmara pode fazer", enfatizou Durval Orlato (PT).

Durante a sessão ordinária de ontem, após o protocolo do requerimento da bancada do PT, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Higiene e Bem-Estar Social da Câmara, Antônio Carlos Pereira Neto, o Doca (PP), avisou que já tomou providências sobre o caso. "Aguardamos retorno de ofício com informações e os dados reais sobre o que acontece ou não", disse, em Plenário.

Sem moto - A carta enviada ao JJ Regional aponta, ainda, que a nova sede do Samu, construída na avenida Antônio Frederico Ozanan, na Ponte São João, sofre com infiltrações. Afirma, também que, por falta de solicitação, o Samu de Jundiaí não ganhará uma moto de suporte avançado, recebida por outras sedes do serviço. A secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, informou que a secretaria "está investindo recursos para a regularização do setor nos próximos dias", quando também será divulgado o nome do novo coordenador de Urgência e Emergência - a atual responsável solicitou exoneração do serviço.

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!