quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dutra retira nome e PT terá apenas Eliseu para estadual

Presidente do PT em Jundiaí,
Paulo Malerta, e o ex-vereador
Sérgio Dutra explicaram a
decisão do partido

O Diretório Municipal do PT confirmou, na tarde de ontem, que Jundiaí terá apenas o sindicalista Eliseu Silva Costa como candidato a deputado estadual pelo partido. O ex-vereador Sérgio Dutra, apontado por meses como outro interessado na vaga, retirou o nome para se preservar de uma possível rejeição no Diretório Estadual. O vereador Durval Orlato e o ex-vereador e sindicalista Gerson Sartori foram homologados como candidatos a deputado federal. Desde a convenção do partido realizada no último sábado, as candidaturas no Estado para a Assembleia Legislativa estavam indefinidas. A chapa formada pelo PT com PR, PRB e PTdoB excedeu o número de políticos interessados em concorrer a uma vaga para deputado estadual.

O grupo só pode lançar 188 nomes. Em coletiva de imprensa, reunindo o presidente do Diretório Municipal do PT, Paulo Malerba, e o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, coordenador das campanhas da Região, Dutra informou que "abriu mão" da corrida eleitoral porque não quis criar um "ambiente de discussão em São Paulo". "Eu fiz a opção de não participar para não ter que ser colocado dentro de um critério. Se vamos para a disputa e ganhamos, ficamos felizes. O contrário, não. Foi uma maneira de me preservar", frisou. A decisão de Dutra foi tomada após conversas com Eduardo.

"A coisa mais importante do mundo é a eleição da Dilma (Rousseff) para a presidência. O Sérgio (Dutra) também percebeu isso e decidiu não fazer a disputa menor, mas contribuir com as candidaturas majoritárias. Além disso, ele levou em consideração as dificuldades de uma campanha, inclusive as financeiras", justificou o prefeito de Várzea. O ex-vereador passou a integrar a coordenação regional da campanha de Dilma e do economista Aloizio Mercadante para o governo de São Paulo.

O sindicalista Eliseu Silva Costa, que já havia sido confirmado como candidato pelo coordenador de trabalho eleitoral do Diretório Estadual do PT, Antônio dos Santos, também acabou 'escolhido' por lideranças locais por ter 'o nome consolidado na Região'. "Eles discutiram a questão e fico feliz que houve a compreensão de Dutra. Eu não achava que um ia atrapalhar o outro, mas houve a necessidade de sair só um nome. De qualquer maneira, vamos caminhar juntos", comentou Eliseu, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região.

Para federal - Em busca da mesma vaga, Durval e Gerson tiveram os nomes homologados como os candidatos a deputado federal da Região. "Levamos os dois nomes para a Câmara Federal e, em São Paulo, a direção entendeu que um completa o outro. Eles devem ter votos em segmentos diferentes", reiterou Malerba. A expectativa é de que cada um deles precise de cerca de 100 mil votos. Já para deputado estadual, a estimativa está em torno de 55 mil votos.

ROBERTA DE SÁ
fonte: JJ, publicado em 1/7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!