sexta-feira, 25 de junho de 2010

Universidade vai precisar da força política da região

Sexta-feira, 25 de junho de 2010
Reitor de São Carlos dá conselhos para representantes de prefeituras

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

A região de Jundiaí vai precisar de muita força política se quiser ter sua universidade pública.

O conselho foi dado nesta quinta pelo reitor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Targino de Araújo Filho, que nesta quinta fez palestra para prefeitos e secretários da região.

Para ele, o caminho mais curto pode ser começar com um IFES (Instituto Federal de Ensino Superior), menor que uma universidade.

“Vamos ter grupo para organizar demandas e outro para convidar o ministro [da Educação, Fernando Haddad] e mostrar força política da região”, diz Edu Pereira (PT), prefeito de Várzea.

O secretário de Educação de Jundiaí, Chico Carbonari, afirmou apoio às iniciativas regionais.

Targino destacou vantagens do trio “ensino, pesquisa e extensão” para uma região e defendeu ações afirmativas para alunos da rede pública e negros. “Não apenas cotas”, diz.

Um abaixo assinado com 30 mil assinaturas circula na região com o pedido.

Meta depende de plano federal
Desde que surgiu, há dois meses, a campanha tem sido abraçada pelos partidos de oposição local e governo nacional. Mas a reunião mostrou que será preciso mais que os abaixo-assinados.

“Há uma expansão inédita do ensino superior federal nos últimos anos, mas questões como a demanda de mão de obra nesta região talvez não estejam identificadas”, diz Newton Lima, ex-reitor e depois ex-prefeito em São Carlos.

O líder metalúrgico Eliseu Costa uniu os sindicatos pela Universidade do Trabalhador, o prefeito Edu Pereira e o vereador Durval Orlato (todos do PT) reuniram-se com o ministro Fernando Haddad, o deputado estadual Pedro Bigardi PCdoB) protocolou pedido para um campus da UFSCar em Jundiaí.

Mas uma frente suprapartidária, concluiu o encontro desta quinta, é a única força capaz de garantir essa meta.

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!