segunda-feira, 10 de maio de 2010

Só o PV tem data para convenção

As discussões sobre pré-candidaturas terão fim entre os dias 10 e 30 de junho, quando, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos deverão realizar as convenções. Em Jundiaí, as principais legendas tentam articular para levar 'nomes prontos' aos encontros estaduais. Entre eles, somente o Partido Verde (PV) já definiu a data para convenção, que vai sacramentar também as coligações para o pleito de outubro: 19 de junho. No PSDB, os interessados em participar da disputa têm até hoje para enviar à Executiva Estadual a carta de intenção.

De acordo com o presidente do diretório municipal, Sérgio Del Porto Santos, o partido terá certamente um candidato a deputado estadual - possivelmente o ex-prefeito e ex-parlamentar Ary Fossen - e um a federal - o vice-prefeito e ex-presidente da Câmara, Luiz Fernando Machado. "Jundiaí sempre foi representada nas eleições", afirma Del Porto. Segundo ele, o coordenador regional do PSDB, o ex-prefeito André Benassi, tem conversado com lideranças regionais para fortalecer a chapa. "Teremos chapa completa." A data para realização da convenção, porém, não está definida.

Já no Partido dos Trabalhadores (PT), quatro nomes serão levados à convenção: os ex-vereadores Gerson Sartori e Sérgio Dutra; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo, Eliseu Silva Costa; e do vereador e ex-deputado Durval Orlato. "Temos conversado e devemos chegar a algum consenso até lá. Vamos avaliar qual a melhor estratégia, até para ajudarmos as coligações majoritárias", diz o presidente do PT municipal, Paulo Malerba. Segundo ele, a convenção ficará para depois do dia 20 de junho. "Ainda não há nada definido se teremos dois ou quatro candidatos."

Malerba aponta que as alianças também farão diferença no número de candidatos na Região. "O que posso adiantar é que temos a expectativa de aumentar a bancada federal. Serão aos menos 22 ou 24 candidatos com grandes chances de se eleger." O Partido Verde se reúne, nacionalmente, em 13 de junho. No Estado, a convenção está marcada para o dia 19. "O PV sai para esta eleição com chapa completa: candidatos para governador, senador, presidente e deputados. Teremos homens e 30% de vagas para mulheres, como determina a Justiça", conta o presidente da Juventude, Maurício Motta.

O presidente do partido, Eduardo Palhares, deverá ter a confirmação como candidato a deputado federal. O empresário deve buscar dobradas nos municípios que compõem a Bacia 10, da qual Jundiaí pertence. "Na Bacia, serão cinco candidatos a federal e 26 a estadual", calcula. A expectativa é de crescimento. "Tudo vai ser definido na convenção. Teremos candidatos com grande força de expressão." Já no PCdoB, a convenção deve ficar para depois da metade de junho. Na chapa de deputados, o atual parlamentar Pedro Bigardi deverá 'puxar' os companheiros. Para o Senado, a aposta é o vereador e apresentador Netinho de Paula.

"A convenção será um momento importante", acredita. No Estado, o PCdoB já acumula ao menos 100 pré-candidatos a estadual e 20 a federal. "Teremos candidatos com condições de competir. Este é o nosso esforço." O presidente do PTB (partido com maior número de filiados na cidade), Ari Castro, foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as chamadas ontem. Em junho, o partido deve confirmar a candidatura a deputado estadual do vereador Enivaldo Ramos de Freitas, o Val.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ. publicado em: 7/5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!