segunda-feira, 10 de maio de 2010

Na folga, cultura para desestressar

São os programas culturais que fazem os prefeitos de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB); de Várzea Paulista, Eduardo Pereira (PT); e de Campo Limpo, Armando Hashimoto (PSDB), relaxar nos momentos de folga. Com estilos diferentes, os três chefes do Executivo na Região mantêm gostos em comum: gostam de aproveitar o tempo livre, geralmente aos domingos, para ler e ir ao cinema. Miguel inclui na lista de hobbies o pilates, que faz semanalmente. Eduardo se distrai com as orquídeas que tem em casa. Já Hashimoto se diverte com as coleções de peças sobre seus filmes prediletos.

"Meu hobby é cuidar das minhas orquídeas. São apenas 80. Agora, já tenho três floridas. Uma delas, com sete flores, é uma ´brassia lelia cathleia´, um ´epidendrio´ com pequenas flores, e outro ´epidendrio branco´, que adoro. Eu o ganhei de uma moradora do Jardim América III que cultiva orquídeas. Agora, já tem mais de 15 botões para abrir", conta Eduardo. Cinema e teatro também fazem parte do universo de lazer do petista. "Mas vou mais ao cinema quando a agenda permite. Gosto muito." A última vez que conseguiu assistir a um filme na telona, Eduardo escolheu o recém-lançado ´As melhores coisas do mundo´, assinado pela cineasta Laís Bodanzky.

Autor de dois livros - ´Formar à esquerda: processos de educação política no PT e na CUT´´ e ´Educação Política: uma experiência com o Orçamento Participativo´ - Eduardo tem como livro de cabeceira ´Concepção dialética da história´, de Antonio Gramsci. "É, para mim, um livro básico. Mas gosto também de poesia, como Drummond e Cecília Meireles. Adoro José Saramago e tenho o livro que lançou no Brasil, ´A viagem do elefante´, autografado por ele, mas o que mais me identifico é ´As pequenas memórias´."

Colecionador - Armando Hashimoto é fã de novidades eletrônicas. "Sou fissurado em tudo que envolve computador, áudio e vídeo", conta. O prefeito de Campo Limpo também gosta de montar coleções, principalmente de peças de filmes que marcaram história. "Tenho uma espada do ´Senhor dos Anéis´ e a varinha do ´Harry Potter´. Compro em viagens ao exterior ou aqui mesmo, no Brasil." Hashimoto aprecia os filmes de aventura e, entre os prediletos, está ´Gladiador´. "Gosto dos filmes modernos, épicos."

Quando o assunto é leitura, o tucano busca artigos científicos sobre física na internet.
Também se interessa por estudos sobre o universo. "São temas fascinantes. Encontro muitas coisas na internet, a maioria em inglês." Impresso, o último livro lido pelo prefeito foi ´Corações sujos´, que conta uma história sobre japoneses. Longe da temporada de chuvas, quando a cidade, muitas vezes, é castigada, ele costuma relaxar. "Acredito que o estresse é inerente ao cargo. Sou bem humorado e paciente, o que ajuda muito", conta.

Corpo e mente - O prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad, curte o descanso da Prefeitura ao lado da família. "Geralmente saio para almoçar com minha esposa e filhas e, depois, vamos ao cinema ou a um parque, em Jundiaí", diz. Miguel também tem perfil esportista: faz pilates e, por vezes, corre com a filha mais nova, Maria Fernanda. "Geralmente fazemos isso aos domingos, porque aos sábados, às vezes, venho à Prefeitura."

Atualmente, o tucano está lendo ´A História do Brasil com Empreendedores´, de Jorge Caldeira. "Acho importante a visão que o Caldeira apresenta no livro, mostrando que o empreendedorismo, ao contrário do que se afirmava, garantiu uma economia pujante ao País." No cinema, elogia ´Avatar´, que viu em 3D. Miguel agora aguarda as filas diminuírem para conferir a nova produção de Tim Burton, ´Alice no País das Maravilhas´. "Não tenho um diretor de cinema preferido, mas gosto do Burton, do James Cameron e do Pedro Almodóvar."

ROBERTA BORGES

fonte: JJ. publicado em: 9/5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!