quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aposentados pedem delegacia e médicos

A criação de uma delegacia especializada no atendimento a idosos e a colocação de mais geriatras na rede municipal de Saúde foram apontadas como principais necessidades, ontem, pelos aposentados, na Câmara de Jundiaí. Eles compareceram à homenagem aos 31 anos da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, organizada pelos vereadores. A aposentadoria por idade e o reajuste crescente - chegando a 100% do PIB (Produto Interno Bruto) - também foram debatidos pelo grupo. A comemoração do aniversário da instituição foi realizada por iniciativa do vereador Durval Orlato (PT).

Hoje, 18 mil aposentados participam da associação. "Entre nossas lutas, estão a criação de uma delegacia para idosos e a falta de geriatra na cidade. Mas, neste caso, sabemos que nada pode fazer a Prefeitura. O que acontece é que faltam especialistas nestas área da medicina", afirmou o presidente da associação, Edegar de Assis. O transporte também é um dos problemas enfrentados pelos idosos, que terão uma reunião, no dia 18, com o secretário da pasta, Roberto Scaringella. "Precisamos fazer alguns ajustes no Cartão do Idoso e levaremos para ele reclamações sobre motoristas que não param para idosos, que muitas vezes são maltratados."

Ele também quer que a idade mínima para se ter direito ao benefício seja de 60 anos em todo o País. O reajuste de 7,7% nas aposentadorias - aprovado, na semana passada, na Câmara Federal e que segue, agora, para o Senado - também foi comentado por Assis. "Tudo que é feito em benefício dos aposentados é bom. Mas isso já virou coisa política, para enfraquecer nosso movimento em Brasília. A cada hora, nos diziam uma coisa", disse, referindo-se aos anúncios sobre os valores do reajuste. "Para nós, o ideal seria chegar aos 100%." Hoje, os 7,7% representam 80% do PIB nacional.

O ex-presidente da associação e ex-vereador, Antônio Galdino, também assistiu à homenagem. Para ele, há duas questões prioritárias quando o assunto são os idosos: as formas de aposentadoria e a previsão para os contribuintes de quanto vão receber quando pararem de trabalhar. "Quem tem 40 anos de contribuição deveria se aposentar. Esta tinha de ser a regra única, com exceção dos casos de invalidez. Não deveria haver isso de idade." O vereador Durval Orlato ressaltou a importância dos idosos irem em busca por seus direitos. "Esta é uma luta de muito tempo."

ROBERTA BORGES

fonte: JJ. publicado em: 12/5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!