domingo, 7 de março de 2010

Parque estadual da Serra foi discutido

> NA CÂMARA
7/3/10

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) - Regional Jundiaí e o Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada (Coati) realizaram na manhã de ontem debate para discutir sobre as propostas da criação do Parque Estadual da Serra do Japi, projeto de autoria do deputado estadual Pedro Bigardi.

O próprio autor do projeto esteve presente assim como representantes de várias entidades ligadas ao meio ambiente, inclusive alguns moradores da Serra do Japi. O objetivo foi tornar claro ao público a proposta deste parque cujo projeto está tramitando na Assembleia Legislativa.

Para o presidente da delegacia sindical do SEESP, o engenheiro Luiz Antonio Pellegrini Bandini, é preciso que os debates ocorram para que não haja nenhuma dúvida. "O que o sindicato puder fazer para ajudar ou orientar, seja com profissionais na área de meio ambiente ou dando suas opiniões, será feito. Mas cabe também que todos tenham interesse em participar e opinar", declara.

Dúvidas e apreensões - Muitas coisas ainda geram dúvidas quanto ao projeto, incluindo onde será a área destinada à implantação assim como as possíveis desapropriações. O diretor do Coati, Flávio Gramoleli Júnior, conta que provavelmente haverá desapropriações em algumas áreas já que existem muitos moradores na região, mas todo o estudo impacto ambiental ou de desapropriação serão analisados. "Trata-se de uma área de conservação em que a população deverá ser a grande fiscalizadora."

Na próxima quarta-feira será realizado outro debate no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), mas enquanto os debates ocorrem, os moradores da Serra do Japi se dizem injustiçados. "Eu moro em uma área da Serra do Japi há mais de 20 anos e sei exatamente dos problemas e o quanto nos esforçamos para preservá-la. Não nos consultaram sobre nada ou sequer para darmos sugestões", reclama Yone Candiotto.

SIMONE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!