quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Plano Diretor prevê trem entre Jundiaí e Louveira

Conheça e apoie as propostas e problemas apontados por jundiaienses no Cidade Democrática sobre esse tema:

> proposta: Por PELO MENOS UMA Audiência Pública
> problema: Discussão restrita do Plano Diretor
> proposta: Destinar área para implantação de Universidade Pública na região de Jundiaí

Quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 - 06:11

Comissão de especialistas recebe propostas do governo para análise

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

A comissão do Plano Diretor de Jundiaí analisa 189 páginas de propostas de mudanças imediatas da lei de ocupação da cidade para audiência pública na Câmara. Entre as propostas estão a implantação de um trem urbano e a redução do índice de habitantes por hectare.

O diretor de Planejamento, Antonio Panizza, destaca que a apresentação de ontem, ocorrida na prefeitura, é parte de revisão maior para 2011 e envolve até um trem urbano “entre a Vila Arens e Louveira”.

O presidente da comissão, Araken Martinho, já recebe de entidades como o IAB (instituto dos arquitetos) cobranças sobre o estudo de impacto de vizinhança para novas obras.

A advogada Marcela Pupin cita os estudos de três tipos de zonas especiais (interesse social, interesse fundiário e interesse público) na cidade. “É preciso incluir os loteamentos irregulares, os grupos atendidos na Fumas e setores históricos.”

As propostas serão levadas hoje ao Comdema (Conselho do Meio Ambiente) às 16h, no Paço

Ocupação urbana é prioridade
O ponto imediato de revisão do Plano Diretor, afirma o secretário Jaderson Spina, é reduzir o tamanho máximo de empreendimentos imobiliários de 2 mil para 750 habitantes por hectare.

Outros pontos imediatos são a conservação das margens dos rios e córregos remanescentes, assim como toda a faixa lateral do rio Jundiaí entre a rodovia dos Bandeirantes e Itupeva.

Outro setor institucional será criado ao longo da ferrovia entre a Agapeama e o Centro. “Essas medidas visam a revisão maior, focada em transporte público e ciclovias”.

Algumas mudanças de setor (como de residencial para comercial) estão na proposta em discussão.

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!