quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Internautas apresentam 72 propostas

>PORTAL

13/1/2010

DIVULGAÇÃO Rodrigo Bandeira de Luna criou o site em maio do ano passado e fez o lançamento em outubro.

Rodrigo Bandeira de Luna criou o site em maio do ano passado e fez o lançamento em outubro. "Já temos boa participação"

Falta de ciclovia, redução do consumo de sacolinhas plásticas, integração do jundiaiense à Serra do Japi, políticas para a juventude, transporte público, buraco de rua...

Todos estes temas estão sendo discutidos por internautas de Jundiaí e da Região, que participam do portal Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.org.br) - uma ferramenta lançada em outubro do ano passado, pelo administrador de empresas de São Paulo, Rodrigo Bandeira de Luna.

Com cerca de mil participantes para discutir temáticas dos municípios, o site registra, até o momento, liderança de Jundiaí em propostas e atividades. Desde que foi lançado, internautas da cidade apresentaram 42 problemas em Jundiaí, ofereceram 72 propostas, 979 comentários e 1370 apoios às sugestões. Vereadores e deputados também têm participado.

"Estamos muito felizes com a participação de Jundiaí no portal. Nosso site é único e seu diferencial é o foco na construção de comunidades para discutir temas públicos nos municípios. Qualquer pessoa ou organização pode se cadastrar, apresentar problema ou proposta, e também soluções. Na medida em que as propostas ganham relevância e apoios, o assunto começa a repercutir", explica Luna.

De todos os assuntos abordados, por várias cidades, o tema "falta de ciclovia" em Jundiaí foi o que teve mais apoio até hoje. A discussão foi tão intensa que o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) tomou conhecimento do assunto por meio do portal e já pensou numa solução: "Vou tentar uma emenda parlamentar para buscar recursos, a princípio meus, e posteriormente do Ministério do Esporte, para bancar, pelo menos, o projeto inicial da construção de ciclovia em Jundiaí", comenta.

Para Bigardi, o portal Cidade Democrática é uma ferramenta interessante e que tende a crescer. "Acredito que irá se tornar um banco de dados muito interessante para os candidatos", analisa. O vereador Durval Orlato (PT) também é um dos participantes do portal, tendo apresentado propostas e comentários. Entre elas, a redução de sacolinhas plásticas.

"Achei o site bastante interativo. É uma ferramenta de participação popular, mas não substitui reuniões nos bairros. Por lá dá para conhecer alguns problemas e também vejo que é uma forma de gerar aprendizado, pois as pessoas ficam sabendo quem cobrar e, dependendo do problema, sabem o que é de competência da Prefeitura, da Câmara Municipal ou de outros órgãos. Nem sempre a solução é criar leis", exemplifica.

Como funciona - O portal Cidade Democrática funciona assim: após o cadastro do internauta, ele pode apontar um problema em sua cidade. Outro interessado (também participam ONGs, empresas, candidatos e poder público) cria uma proposta, que pode ganhar apoios de outros cidadãos, além de ideias, sugestões e propostas.

"Às vezes a pessoa cita um problema em seu bairro e descobre que do outro lado da cidade há alguém relatando o mesmo problema. De repente, um candidato até já tinha apresentado uma proposta para essa questão. É um círculo que se fortalece", diz Rodrigo. Entre os temas já tratados no portal estão trânsito, trabalho, saúde, reciclagem, lixo, parques, limpeza, educação, cidadania, meio ambiente, esporte, cultura e coleta seletiva.


PAULA MESTRINEL

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!