domingo, 24 de janeiro de 2010

Disputa por vaga esquenta no PT

>DUTRA X SARTORI

23/1/2010

CRISTINA HAUTZ Sartori argumenta que 'nunca virou as costas' ao PT. Dutra:  'consideração por ter abdicado de vagas'

Sartori argumenta que 'nunca virou as costas' ao PT. Dutra: 'consideração por ter abdicado de vagas'

Dentro do PT de Jundiaí o clima vai esquentando quando o assunto são os possíveis candidatos a deputado. Para a vaga federal não devem ocorrer problemas e o vereador Durval Orlato diz ter certeza de que será lançado. O impasse, portanto, é em relação a candidatos para a Assembleia Legislativa.

O número de vagas que o partido terá para deputado estadual (uma ou duas) não está definido, mas sabe-se que Sérgio Dutra e Gerson Sartori estão interessados. Dutra afirma esperar que Gerson abra mão da candidatura. "Acho que as duas vagas a deputado estadual, uma da cidade e outra da Região, deverão se confirmar em Jundiaí, mas eu tenho dito ao Gerson (Sartori) que espero que ele abra mão", afirma Sérgio Dutra, atual presidente do PT em Jundiaí.

"Deixo a presidência do partido dia 28 de fevereiro e não vou concorrer à reeleição. Na eleição para prefeito, deixei de ser candidato a vice para dar lugar ao Eliseu (Silva Costa), porque o Gerson achou que seria mais adequado. Assim, eu pleiteio que o Gerson exercite os gestos que eu tenho praticado". O vereador Gerson Sartori afirma que prefere que a cidade tenha apenas dois candidatos do PT, sendo um a deputado federal e outro a estadual.

"Mas se saírem mais candidatos, sem problema, pois tem candidato que tem perfil por segmento e candidato que tem perfil por Região. O ideal é que a gente tenha um candidato com os dois perfis, que é o meu caso: estou envolvido em segmentos sociais e também com a Região", defende. De qualquer forma, Gerson não acredita em três vagas. "A disputa deve ter dois ou quatro candidatos. Não dá para ter três. O único número ímpar nisso tudo será o 13!" brincou.

Sartori diz ter apoio na Região. "Tenho apoio de Itupeva, Campo Limpo e Várzea. Faço parte do movimento do sindicato, fui o vereador mais votado do PT na cidade e tenho apoio da direção estadual e nacional do partido". O vereador diz que o partido está maduro e 'pode chegar a um consenso', mas também sinaliza que espera por reconhecimento.

"A candidatura é um processo de uma história e não de um ano só. Estive com o PT em boas e más horas. Nunca virei as costas para o partido." O vereador Durval Orlato diz ter convicção de que será o candidato a deputado federal. O petista já ocupou o cargo entre 2003 e 2006, mas não foi reeleito.

"Já conversei com várias lideranças estaduais. Com todos os que converso, sou apontado como confirmado para federal", ressalta. "Para mim, o ideal seriam dois candidatos, sendo um estadual e um federal. Vamos ver se até março, que seria um bom prazo, o Gerson e o Dutra vão se acertar", comenta.

Diretório Estadual - O presidente do diretório estadual do PT, Edinho Silva, afirma que o debate sobre os possíveis candidatos e número de vagas ainda não foi feito. "Jundiaí é uma cidade importantíssima para o partido. Confiamos nos dirigentes que estão aí e na maturidade deles", aponta.

"Com maturidade, tranquilidade e democracia, não tenho dúvidas de que chegaremos à chapa ideal". Edinho confirmou que o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira, não será candidato a deputado, como se chegou a cogitar. "O Eduardo não é candidato. Ele cumprirá seu mandato na Prefeitura de Várzea, onde tem feito um trabalho muito importante."

PATRÍCIA BAPTISTA

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!