domingo, 24 de janeiro de 2010

TRE absolve Miguel de novo

>RECURSOS

24/1/2010

MATEUS VIEIRA TRE julga última ação contra Miguel Haddad, que saiu vitorioso

TRE julga última ação contra Miguel Haddad, que saiu vitorioso

Todas as sentenças de cassação de Miguel Haddad que a oposição buscou junto ao juiz Marco Aurélio Stradiotto, durante o período eleitoral e pós-eleitoral de 2008, foram reformadas pelos sete juízes que compõem o Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na quinta passada, o TRE decidiu, em sessão plenária, por unanimidade, que não havia base legal para a cassação de Miguel Haddad, em mais um processo pedido pelo candidato derrotado à prefeitura Pedro Bigardi (PCdoB). A ação tratava de impugnação de mandato e reunia todos os outros pedidos de cassação contra o tucano. O PCdoB anunciou que vai recorrer, levando o recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

De acordo com a advogada da candidatura de Miguel Haddad, Priscila Bartolo, "a decisão praticamente encerra um triste episódio de perseguição política, que só encontra paralelo na ditadura. Todas as sentenças foram ganhas por unanimidade, deixando claro que não havia base legal para as acusações. Tudo não passou de uma tentativa da oposição de ganhar nos tribunais, o que não conseguiu pelo meio legítimo e democrático nas urnas", ressaltou.

Segundo avaliação do PSDB, Bigardi pode optar por insistir com o prosseguimento do pedido de cassação, mas o fato de a decisão do TRE ter sido tomada por unanimidade, torna remota a possibilidade de alteração da decisão da sentença pelo TSE. Integrante da coligação que elegeu Miguel Haddad, Ari Castro, presidente do PTB local, salienta que "o prefeito enfrentou com serenidade a perseguição contra ele. A Justiça se encarregou de dar a resposta àqueles que o acusaram. Pedro Bigardi, com certeza, sai desse episódio muito desgastado."

Oposição - O deputado estadual Pedro Bigardi declarou que vai recorrer até a última instância. "Esta era a última ação contra Miguel Haddad e reunimos todas as irregularidades, formando um conjunto de coisas. Por isso, ainda temos grande expectativa e iremos recorrer no TSE", frisou.

O PCdoB é responsável por três pedidos de cassação contra o chefe do Executivo, além de outros recursos que foram impetrados pelo PT. A ação de impugnação de mandato - último recurso que deve ser julgado, já que todos os outros foram favoráveis ao PSDB e arquivados - segue agora para Brasília. Miguel Haddad assumiu a Prefeitura há 389 dias.

DA REPORTAGEM LOCAL

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!