6/9/2009
João José Barbosa Sana, secretário de Segurança Urbana de Vitória, no Espírito Santo, é coordenador-geral do Conselho Nacional dos Gestores e Secretários Municipais de Segurança Pública.
O conselho foi criado em dezembro de 2008 e reúne hoje 130 representantes de Prefeituras de todo o País. Entre eles, estão secretários municipais de São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Hortolândia e Itapevi.
"Não temos o número exato de municípios que possuem secretaria específica para a segurança pública, mas sabemos que existem outros e é uma tendência", afirma Sana. Segundo ele, entre as cidades que já contam com o órgão estão municípios com 30 mil habitantes.
A cidade de Vitória possui cerca de 320 mil habitantes e criou a pasta exclusiva para Segurança Urbana em 2005. "É importante contar com esse instrumento para tratar da segurança pública, e assim desenvolver meios de envolver a sociedade, criar canais de dialogo, fóruns de debate e audiências publicas para discutir o tema."
De acordo com ele, a primeira ação no município, depois da implantação da secretaria, foi criar o Centro Integrado de Defesa Social, que reúne os serviços emergenciais. Também foi criada uma central de monitoramento de vídeo em parceria com outros três municípios e o governo estadual. Mensalmente são realizadas reuniões com representantes do governo federal, estadual e municipal, bem como da sociedade civil. "Vitória tem um índice alto de homicídio, mas depois que criamos a Secretaria esse índice estabilizou e já começa a cair", afirma Sana.
fonte: JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, ela é importante!