>PARTIDOS
29/9/2009
O diretório municipal do PT em Jundiaí espera que, a partir do próximo mês, a legenda passe a ser a maior em número de filiados na cidade. De acordo com o presidente do PT local, Sérgio Dutra, a expectativa é de que, após o dia 3 de outubro, quando termina o prazo para as filiações partidárias, a legenda registre entre 200 e 250 novas adesões, chegando a cerca de 2,1 mil filiados na cidade. Atualmente, o PTB possui o maior número de militantes em Jundiaí, 2.084, enquanto o PT aparece em seguida, com 1,9 mil nomes.
O PSDB, partido do prefeito Miguel Haddad e do presidente da Câmara, José Galvão Braga Campos, o Tico, tem 1,7 mil filiados. Os números são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e foram atualizados em agosto deste ano. "Estamos vivendo um novo momento, de maior engajamento, similar ao de 2000, quando o partido elegeu cinco vereadores numa Câmara com 21 legisladores", afirmou Dutra.
Apesar da possibilidade de contar com o maior número de filiados na cidade, o PT tem pouca representatividade no município, sendo a única força de oposição na Câmara, com dois vereadores. "O fato de ter mais filiados não significa que você está bem organizado. Quanto mais pessoas, maior a responsabilidade. Destes quase 2 mil militantes, 1,2 mil são os que realmente interagem com o partido", afirma o presidente petista.
Sem preocupação - "O número de filiados do PT não nos preocupa. Para nós, o que importa é o trabalho que se faz. Nosso governo não é só o PSDB, e sim uma coligação liderada pelo PSDB com outros partidos importantes colaborando", destacou o presidente do PSDB em Jundiaí, Sérgio Del Porto.
Ele disse não dispor de informações referentes a um eventual aumento no número de filiados. "Para o partido que é ativo e tem um relacionamento constante com os seus filiados, esse número faz diferença, mas, de modo geral, os eleitores não têm levado a questão partidária em consideração na hora de votar em alguém", explicou Ari Castro Nunes Filho, presidente do PTB no município.
Em Jundiaí, 5,3% dos eleitores são filiados a algum partido político, o que representa 13,8 mil eleitores de um universo com 261,5 mil nomes. No total, 25 legendas partidárias possuem militantes no município. No Estado, a média é de 8,5%.
Prazos - O prazo para filiações e desfiliações partidárias e também para mudança de domicílio eleitoral para quem pretende ser candidato nas eleições de 2010 termina no próximo sábado (3). A filiação deve ser feita pelos interessados diretamente nos partidos, que terão até o dia 14 para enviar o registro de novas adesões ao TSE.
ELTON FERNANDES
fonte: JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, ela é importante!