Domingo, 27 de setembro de 2009 06:48
Tucanos buscam mais vagas e petistas tentam consenso para 2010
José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA
Os dois principais partidos de governo e de oposição em Jundiaí estão em plena atividade nos bastidores da corrida eleitoral de 2010.
O PSDB tenta garantir uma hegemonia de duas décadas na política local com um aumento de candidaturas para deputado estadual e federal.
“Estamos conversando com os líderes locais e estaduais nesse sentido, no mínimo dentro de coligação”, afirma Júlio César de Oliveira, o Julião, vereador e ex-candidato nas eleições de 2006. Ele tem apoio de outros vereadores como Tico Galvão e Gustavo Martinelli.
A estratégia pode permitir a coligação com partidos aliados, evitando a pulverização de candidatos.
O PT, por outro lado, deve anunciar hoje, às 9h30, no Sindicato dos Metalúrgicos, a formação de uma chapa única para a renovação do diretório municipal, em novembro.
“Queremos retomar a força que a região merece ter”, afirma Gerson Sartori, que foi candidato a prefeito em 2008, citando cargos de deputado estadual e federal já ocupados por petistas e da autonomia de cada cidade.
Definição ainda em andamento
O final do prazo de filiação, em 2 de outubro, ainda não mostrou surpresas em Jundiaí. O PV, aliado do governo local, pretende aproveitar a onda Marina (Silva) para sua consolidação.
A assessoria do partido informou que vai escolher um nome para deputado federal por meio de pesquisas. Mas que a tendência é não ter candidato a deputado estadual.
No PTB, o vereador Val Freitas considera certa sua candidatura a deputado estadual pela força da indicação feita pela Assembléia de Deus em julho.
Outros partidos ainda não definiram a candidatura própria ou os nomes. Pelo menos PMDB e PDT estariam estudando o tema. O PRB e o PP ainda não se manifestaram.
Sem cadeiras na Câmara, partidos como Psol e PDC seguem tentando se estabelecer.
O mais recente deputado federal da região foi Durval Orlato (PT), hoje vereador. Como deputado estadual, a vaga hoje está com Pedro Bigardi (PCdoB), que vai tentar a reeleição.
fonte: BOMDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, ela é importante!