sexta-feira, 12 de junho de 2009

Visita à Uipa pode indicar caminho para Comissão

SITUAÇÃO ANIMAL

11/6/2009

MATEUS VIEIRA Vereadores visitaram a Uipa, que abriga 800 cachorros

Vereadores visitaram a Uipa, que abriga 800 cachorros

Os três parlamentares que compõem a Comissão Especial criada para apurar a situação dos animais em Jundiaí podem ter encontrado, na manhã de ontem, novos rumos para os trabalhos: eles conheceram a realidade da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) em Jundiaí, que mantém, em 180 canis, 800 cachorros. Na próxima quinta-feira (18), ocorrerá a terceira reunião do grupo que, desta vez, vai abrir espaço para as entidades que trabalham pela causa animal expor suas condições e anseios na Câmara.

De acordo com a presidente da Uipa, Carmela Panizza, os animais são mantidos por meio de doação e de uma subvenção enviada pela Prefeitura que, entretanto, não supre os gastos mensais. Segundo informações do Executivo, a Uipa é a única entidade de proteção animal que mantém convênio com a Secretaria de Saúde. O contrato teve início em julho de 2008. Segundo a Prefeitura, além do repasse financeiro no valor de R$ 5 mil por mês, o convênio permite que a entidade organize o recebimento de animais, as doações e as castrações. "Nosso gasto mensal é de R$ 17 mil", revela Carmela. Para esta última ação, a Uipa - fundada há 26 anos - conta hoje com o apoio de quatro médicos veterinários, que resultam em uma média de 30 castrações por mês.

A instituição, localizada no bairro Ivoturucaia, tem sete funcionários, que se revezam entre dia e noite. Entre as principais necessidades, estão a doação de ração e verba para melhorias na infraestrutura. Neste sentido, as adoções também não ajudam: em geral, há três por mês. "No mês passado, como fizemos uma feira, 24 cães foram adotados, mas é raro", conta.

Para o vereador Leandro Palmarini (PV),um dos idealizadores do projeto Bicho Legal, o convênio com a entidade deveria, no mínimo, ser o dobro do valor atual. "A questão animal é assim: 80% é a favor, mas não se envolve, 10% ama e faz alguma coisa e os outros 10% odeiam", ponderou Palmarini. "Nosso serviço é árduo", confirmou a voluntária Zenita Santos Pereira.

Os legisladores conheceram toda a estrutura do local, que ocupa uma grande área, dividida por canis. Uma sala de cirurgia também está no espaço. "Esta sala tem melhores condições do que a da Zoonoses. Os cachorros também estão melhor acomodados do que lá", observou Júlio César de Oliveira (PSDB), o Julião, acompanhado pela vereadora Ana Tonelli (PMDB). A Comissão deve visitar, ainda, as entidades SOS Animais Abandonados, Vida Animal e 100% Vira Lata. "A ação in loco dá a chance de conhecermos o trabalho de cada uma", afirma Julião. Para ele, qualquer ação na área deverá envolver Legislativo, Executivo, entidades e até a iniciativa privada.

Zoonoses - As atividades do Centro de Controle de Zoonoses visam o controle e vigilância das doenças transmitidas dos animais para as pessoas. De acordo com a Prefeitura, entre os projetos mantidos pelo órgão, estão o "Faça um focinho feliz - adoção com responsabilidade" e o "Com bichos e sem grilos", que tratam a guarda responsável dos animais de estimação.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!