terça-feira, 30 de junho de 2009

Comunicação: projeto em 90 dias

A SERVIÇO DO POVO

28/6/2009

RUI CARLOS Carmelo Paoletti vem da iniciativa privada

Carmelo Paoletti vem da iniciativa privada

Último secretário a integrar a equipe do prefeito Miguel Haddad, o empresário especialista em marketing, Carmelo Paoletti, elabora atualmente um plano para a Secretaria de Governo e Comunicação Social. Até o anúncio do titular, a pasta era coordenada, interinamente, pelo secretário de Administração, Clóvis Galvão. O projeto, que deve estar pronto em 90 dias, vai ajudar a definir prioridades para a secretaria, o que pode envolver a setorização de jornalistas.

Paoletti chega ao poder público com a proposta de intensificar a participação popular, fazendo com que o munícipe, por meio da pasta, relate demandas e obtenha respostas. "A secretaria vai se estruturar para estabelecer canais de comunicação com a população em que fique evidente a transparência da administração", afirma. Confira a entrevista:

JJ Regional: Como foi aceitar o convite para atuar na Prefeitura?
Paoletti: Na área de comunicação, os espíritos são inquietos. Temos uma necessidade de nos alimentar de coisas novas periodicamente. A oportunidade de trabalhar no poder público é extremamente interessante porque me dá a chance de revitalizar o conhecimento que adquiri na iniciativa privada e aplicá-lo em benefício da população, de uma causa maior, de forma mais direta.

JJ: Como está estruturada a secretaria?
Paoletti: A Secretaria de Governo e Comunicação Social possui uma estrutura que vem desde quando o Miguel (Haddad) a criou. Hoje, o desafio é adequá-la a uma nova realidade. Estamos muito mais focados no sentido de prepararmos a secretaria, darmos as condições necessárias para que venha a se inserir na atual administração, atendendo a nova importância que o governo quer para ela. Temos cinco jornalistas, que são de um nível profissional muito bom, e precisam de ferramentas para exercer melhor suas funções.

JJ: Que importância é esta?
Paoletti: É uma importância do tamanho da cidade de Jundiaí. Os órgãos de imprensa se multiplicaram e temos de manter um canal de comunicação mais estreito com a população. Esta é uma orientação muito clara do prefeito: que a participação popular se dê em uma intensidade maior para obtermos os projetos não de cima para baixo, impostos pela Prefeitura, mas ouvindo anseios e necessidades. A Secretaria de Comunicação pretende fazer com que a população possa interagir de maneira efetiva e enxergar na administração respostas a suas perguntas.

JJ: O objetivo é haver mais transparência?
Paoletti: Sim. Existe uma questão de transparência. Hoje, uma das maiores demandas da população brasileira, e as estatísticas mostram isso, é a ânsia pela informação sobre os atos do poder público. Temos de ir ao encontro desta demanda. A prestação de contas tem de ser constante. Ações neste sentido já estão sendo feitas, como o Portal da Transparência, que logo vai estar no ar.

JJ: Quais são os projetos?
Paoletti: O avião já esta andando. Não dá para parar apenas para fazer a manutenção. Vamos ter de fazer este plano com as coisas andando. Pela minha própria experiência profissional, não consigo trabalhar sem planejamento. Viver o dia- a-dia é muito importante, mas mais ainda é enxergar o dia de amanhã. A secretaria já começou um trabalho neste sentido. Temos uma equipe voltada para o planejamento e queremos um plano a curto prazo, para os próximos 60, 90 dias. E então, com um pouco mais de fôlego, faremos um planejamento por um período maior. Temos de ver quais são as ações possíveis dentro da estrutura e do orçamento da secretaria.

JJ: Qual o orçamento?
Paoletti: Não é possível dizer porque o orçamento está sendo revisto dentro deste plano.
JJ: De que forma deve ser a relação com a mídia?
Paoletti: A ideia é criar novos meios para que haja agilidade. É disso que a imprensa precisa. Dentro desta questão, um dos projetos é no sentido de possuirmos setoristas, jornalistas que vivam o cotidiano de uma secretaria para fornecer informações de maneira mais rápida e precisa. A imprensa é fundamental para que possamos atingir os objetivos de comunicação com a população.

JJ: Deve haver alguma parceria com a TVE?
Paoletti: Temos que inserir a TVE dentro do contexto da Prefeitura. Neste plano de ações que vamos executar, com certeza, a tevê será uma das ações que a gente pretende incrementar. Visitei a TVE e fiquei impressionado com a estrutura.

JJ: E a propaganda, será um dos alvos de comunicação?
Paoletti: Temos um contrato que está em término. As propagandas são interessantes e têm contribuído: na campanha da pólio, alcançamos um resultado de 89,5%, número nunca atingido. Faremos uma nova licitação. Acredito que a propaganda vai acontecer, naturalmente, para divulgar os projetos da Prefeitura.

JJ: A Imprensa Oficial também deve sofrer modificações?
Paoletti: Muitos questionaram isso. A IO é uma das prioridades. Mas, ainda, é cedo para falar sobre este assunto.

ROBERTA BORGES

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fonte: JJ

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