quinta-feira, 7 de maio de 2009

Viável, aglomeração urbana sai do papel ainda este ano

Quinta-feira, 07 de maio de 2009 02:33
União de 8 cidades tem objetivo de criar fundo e resolver problemas comuns

Gustavo Beraldi

A aglomeração urbana de Jundiaí, que abrangerá as cidades de Atibaia, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, será formada até o fim deste ano (leia mais abaixo).

A previsão foi dada ontem pela deputada estadual Vanessa Damo (PV), na apresentação do relatório final de viabilidade técnica da proposta, no Complexo Argos. Se concretizada, será a primeira do Estado. Na prática, um conselho formado por representantes do governo estadual e dos municípios administrará um fundo de recursos próprios direcionado à solução de problemas em comum.

Realizado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, o estudo demonstrou alto nível de proximidade e interdependência entre os municípios da região.

O relatório técnico levou em consideração seis fatores: recursos hídricos, meio ambiente, saneamento básico, sistema viário, transporte e fluxo de serviços de saúde.

Um dos principais exemplos da integração existente é o deslocamento diário entre seus habitantes, com cerca de 80% saindo de Jundiaí para as outras cidades.

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!