quinta-feira, 7 de maio de 2009

Região pode ter sistema de transporte urbano único

EM ESTUDO

7/5/2009


RUI CARLOS Deputada Vanessa Damo (PV) serve como interlocutora de políticos da região

Deputada Vanessa Damo (PV) serve como interlocutora de políticos da região

Representantes de oito cidades deram, ontem, um dos passos considerados mais importantes para a formação do Aglomerado Urbano da Região de Jundiaí, que seria o primeiro do Estado de São Paulo.

Uma reunião no Complexo Argos proporcionou um raro encontro entre políticos dos mais diversos partidos, que ouviram explicações técnicas de representantes da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). Tanto vereadores como prefeitos de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista, Atibaia e Jundiaí foram unânimes em favor do projeto, mas concordaram que este será apenas um dos possíveis instrumentos para a integração das cidades.

"Hoje já vivemos uma grande conurbação, com problemas comuns. Isso não é reconhecido institucionalmente e essa seria a chance", afirmou o prefeito de Campo Limpo Paulista, Armando Hashimoto (PSDB), que ponderou a dependência do Governo do Estado para a viabilização da proposta.

Opinião semelhante tem o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB), que também integra Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa pela criação do Aglomerado de Jundiaí. "É um projeto suprapartidário que não salva todos os problemas. Mas é um instrumento de planejamento", destacou.

Seis temas principais poderiam ser discutidos em conjunto entre os municípios, segundo Eloísa Raymundo Holanda Rolim, da equipe técnica da Emplasa: recursos hídricos, saneamento básico, meio ambiente, sistema viário, transportes e serviços de saúde. "A região tem vínculos funcionais e históricos claros", enfatizou.

Com a aglomeração aprovada, seria permitida a criação de um conselho de prefeitos para definir soluções conjuntas sobre esses assuntos. Para o subprefeito de Perus e ex-prefeito de Jundiaí, Ary Fossen (PSDB), as discussões devem ser focadas sobre transporte coletivo e saneamento. "Falta realmente essa regionalização em que Jundiaí será o polo", disse.

Programa - O encontro de ontem, em Jundiaí, integrou cronograma de reuniões explicativas sobre a proposta. Depois dessa fase, será realizada audiência pública e posterior análise das sugestões de políticos e população. Em seguida, os dados serão encaminhados ao governo, que será o responsável pela criação de projeto de lei. A Emplasa fornecerá os subsídios técnicos para a elaboração do grupo de cidades.

O Aglomerado Urbano é diferente de uma região metropolitana, que possui número superior a 1 milhão de habitantes. A região de Jundiaí tem população somada de cerca de 770 mil pessoas.

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!