sábado, 2 de maio de 2009

Reunião em Jundiaí vai dar força a Aglomerado

INTEGRAÇÃO

2/5/2009

DIVULGAÇÃO Prefeito Eduardo e Vanessa Damo, coordenadora da Frente Parlamentar para criação do Aglomerado

Prefeito Eduardo e Vanessa Damo, coordenadora da Frente Parlamentar para criação do Aglomerado

O dia 6 de maio deste ano marcará o próximo passo para a criação do Aglomerado Urbano da região de Jundiaí. Um encontro entre vereadores e prefeito de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista, Atibaia e Jundiaí com representantes da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), no Complexo Argos, servirá para apresentação do projeto e coleta de sugestões dos políticos.

Com a Aglomeração aprovada, seria permitida a criação de um conselho de prefeitos para definir soluções conjuntas para algumas áreas, como saúde, transportes e meio ambiente. "Hoje, existem divergências entre empresas de ônibus que são diferentes, de acordo com cada cidade", exemplifica a deputada estadual Vanessa Damo (PV), principal responsável pelo movimento. Segundo a parlamentar de Mauá, união semelhante entre cidades da região do grande ABC paulista fez com que surgisse a idéia do Aglomerado de Jundiaí. "A experiência no ABC foi muito bem-sucedida", afirmou. "Para a região de Jundiaí é um fortalecimento. Hoje, as cidades trabalham isoladas."

A deputada é autora de uma indicação na Assembléia Legislativa para elaboração do projeto de lei pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB). A força política para reivindicação de verbas em conjunto nos Governos estadual e federal também é um dos intuitos do projeto. "Fortalecerá politicamente e economicamente", definiu.
Cronograma - O encontro em Jundiaí integra cronograma de reuniões explicativas sobre a proposta. Depois dessa fase, será realizada audiência pública e posterior análise das sugestões de políticos e população. Em seguida, os dados serão encaminhados ao governo, que será o responsável pela criação de projeto de lei. A Emplasa fornecerá os subsídios técnicos para a elaboração do grupo de cidades.

O Aglomerado Urbano é diferente de uma região metropolitana, que possui número superior a 1 milhão de habitantes. A região de Jundiaí tem população somada de cerca de 700 mil pessoas.
Relação - Vanessa Damo se interessou pela aprovação do projeto já que tem relação com políticos de Louveira, onde foi a segunda deputada estadual mais votada. Ela é coordenadora de Frente Parlamentar na Assembléia Legislativa, criada com único objetivo de viabilizar o Aglomerado Urbano da região de Jundiaí. Quando eleita, a região não tinha representantes na Assembléia.

Agora, com a posse recente de Pedro Bigardi (PCdoB), o trabalho deve ser em conjunto. "Fiz questão de convidá-lo para integrar a Frente Parlamentar. Será muito importante essa união para melhorar a qualidade de vida da Região", afirmou a deputada do PV.


THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!