quinta-feira, 23 de abril de 2009

Prefeito é quem aprova mais projetos na Câmara

Quarta-feira, 22 de abril de 2009 00:17

Entre os vereadores, Sílvio Ernani lidera, mas só com nomes de ruas 


Julianna Granjeia
Em dois meses e meio de trabalho na Câmara e 11 sessões, quem mais aprovou projetos de lei foi o prefeito Miguel Haddad (PSDB).

O BOM DIA analisou as resenhas (documento com todos os projetos apresentados por todos os vereadores e votados) das sessões da Câmara.

Depois do prefeito, que apresentou dez projetos de lei neste ano, o vereador Sílvio Ermani (PV) foi quem mais protocolou  proposições (leia mais acima). Todas os nove projetos de lei de Sílvio são para denominação de ruas.

O presidente da Câmara, José Galvão, o Tico (PSDB), afirma que é normal o prefeito ter mais projetos do que os parlamentares. “Os vereadores autorizam ou não as ações do Executivo. Esse é o papel fiscalizador do Legislativo.”

Ana Tonelli (PMDB) foi a vereadora que mais apresentou requerimentos (24), documento usado pelos vereadores para pedir informações à prefeitura ou a secretários, solicitar providências de autoridades ou propor homenagens, como por exemplo votos de louvor ou de pesar.

A campeã de requerimentos rejeitados no plenário é a petista Marilena Negro (31). Entre eles, o pedido de formação de uma Comissão de Investigação para apurar as denúncias contra o Samu.

Os vereadores Enivaldo de Freitas, o Val (PTB), Ana Tonelli, Sílvio Ermani e Duraval Orlato (PT) apresentaram três moções, cada.

A moção é uma manifestação da Câmara sobre determinado assunto, aplaudindo, expressando solidariedade ou apoio, apelando, protestando ou repudiando.

Indicações dominam ranking de ações
Para solicitar serviços a um determinado órgão, como por exemplo iluminação pública e pavimentação, os vereadores utilizam a indicação.

O campeão deste tipo de documento é Enivaldo de Freitas, o Val (PTB), que apresentou neste ano 117 indicações.

Entre seus pedidos estão o tapamento de buracos nos jardins Carlos Gomes e Tamoio.

Já os vereadores Fernando Bardi (PDT) e Antônio Carlos Pereira Neto, o Doca (PP), ainda não apresentaram nenhuma das três ações principais de um vereador (projeto de lei, requerimento e moção).

“É muito cedo para avaliar o trabalho dos vereadores. Votamos muitos projetos do ano passado, para fazer uma limpeza na pauta, e tem muita coisa em trâmite ainda”, explica o presidente da Câmara, José Galvão, o Tico (PSDB).

Ele afirma que o trabalho do vereador deve ser analisado dentro de um contexto e não apenas pelo número de projetos apresentados.

“Cada vereador tem um perfil. Tem uns que são de gabinete, de tribuna, tem outros que são mais próximos da população. O Doca, por exemplo, não apresentou nenhum projeto, mas atende de 40 a 50 pessoas por dia e está no seu oitavo mandato.” 
fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!