quinta-feira, 9 de abril de 2009

Miguel discute medidas ambientais para Jundiaí

Quinta-feira, 09 de abril de 2009 03:24
Pacotão deve ser anunciado em um mês e envolve Serra e arborização

José Arnaldo de Oliveira

O governo de Jundiaí deve anunciar, dentro de um mês, o “pacote ambiental” da atual gestão. A previsão foi feita pelo prefeito Miguel Haddad (PSDB), ontem à tarde, em reunião no Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).



Ele disse que a maioria das doze questões encaminhadas pelos conselheiros estarão envolvidas nas propostas para a Serra do Japi, as áreas verdes, o manejo de águas, a arborização urbana, o lixo e a permeabilidade do solo.

Para o prefeito, a agenda carregada dos primeiros cem dias de gestão, que serão completados nesta sexta-feira, e os cuidados gerados pela crise econômica atrasaram algumas definições.

Ele diz ter adotado para o “pacotão” as diretrizes de desenvolvimento, compromisso social e meio ambiente, bases do conceito de sustentabilidade.

Um dos primeiros passos é a reunião com os outros prefeitos de cidades envolvidas pela Serra do Japi - Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus -, em fase de agendamento.

Pela exposição ao conselho, esse aspecto regional será somado ao plano de manejo da reserva biológica, já concluído no ano passado. Extraoficialmente, o pacote pode envolver ações inéditas de patrulhamento ambiental também na área urbana, mas isso depende da viabilização financeira ou de parcerias.

O secretário de Planejamento, Jaderson Spina, lembrou do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para novos projetos, tema em ebulição na Câmara Municipal, para frisar que a nova revisão do Plano Diretor vai incluir obrigatoriamente esse assunto e também o plano hídrico, de águas pluviais e de áreas verdes.

Canalização de córrego é criticada
Sílvio Drezza, presidente do Condema, falando em nome dos conselheiros, citou a canalização do córrego das Walquírias como obra em andamento sem o aval do grupo e pediu uma relação mais eficiente do governo com o conselho.

Já o secretário Spina lembrou que até mesmo o projeto da avenida 9 de Julho está recebendo atenção para melhorias no aspecto ambiental e essa relação com o conselho será valorizada.

O conselho também passou rapidamente por questões como denúncias de antenas retransmissoras de celular sem autorização, colocação de entulho em estradas da Serra e ações da polícia ambiental contra a poluição de riachos.

Galego
A visita apresentou também o professor José Galego como assessor na área de educação ambiental, no décimo aniversário do encontro internacional “A Carta da Terra na Perspectiva da Educação”, encerrado na Serra com o apoio da própria prefeitura na época. A data foi lembrada pelo BOM DIA, que voltou a sugerir um fundo de pequenos projetos para apoiar boas idéias ambientais da comunidade.

fonte: BOMDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!