segunda-feira, 23 de março de 2009

Se não fosse esse horário...

Fica aqui uma consulta!

Queremos seus comentários opinando sobre os atuais horários da Câmara Municipal de Jundiaí. (As sessões ocorrem às terças-feiras, iniciando às nove horas da manhã e as audiências são às quartas, no mesmo horário)

Seria mais fácil de acompanhar?Passaria a ser possível acompanhar?

Deixamos claro que a ONG Voto Consciente luta pela mudança desses horários. É importante sempre deixar nossa posição transparente, para que todos saibam e possam se posicionar com propriedade.

Todos os comentários serão lidos com atenção!

15 comentários:

  1. Se não fosse esse horário, eu poderia exercer meu papel de cidadão e contribuir para a democracia da cidade!

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse esse horário, poderíamos assistir às sessões com a mesma sensaçõa do torcedor de estádio: a sensação, falsa ou verdadeira, de estar realmente participando.

    ResponderExcluir
  3. Se não fosse esse horário, muitas pessoas, que como a maiorias, trabalham ou estudam, poderiam acompanhar as sessões. O que seria ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Se não fosse esse horário, o segmento da população que trabalha neste período e constitui, indubitavelmente, a mais significativa parcela eleitoral poderia comparecer às sessoes! E, claro, ver o que ocorre de fato no Legislativo Jundiaiense, bem como acompanhar o trabalho de cada Vereador especificamente. Apoiada a mudança.

    ResponderExcluir
  5. Se não fosse esse horário, nós jovens (que estudamos no período da manhã ou da tarde) poderíamos, através de um "primeiro contato" constante com a Câmara Municipal, conhecer a Política melhor e com outros olhos.

    ResponderExcluir
  6. A mudança das sessões para os Sábados contribuiria certamente para a maior participação popular. Por outro lado, não haveria prejuízos aos vereadores. Por isso apoio a sugestão da ONG Voto Consciente.

    ResponderExcluir
  7. As sessões e audiências poderiam ser realizadas no período da noite, às 19 horas. Isso ocorre na cidade de Cajamar,por exemplo. Isso por si só não implica no aumento do acompanhamento e participação da população, mas contribui com o cidadão interessado que não participa devido ao trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Se n~fosse esse horário o cidadão q/trabalha o dia inteiro, luta para pagar suas contas honestamente, teria tempo á noite de acompanhar o q/os vereadores e políticos da cidade em geral, estão fazendo com as verbas públicas e, opinar de forma mais democrática ás decisões q/a Câmara coloca em pauta.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Se não fosse esse horário , o acompanhamento das sessões seria facilitado para os interessados , que nao conseguem seguir os encontros por trabalharem ou estudarem no mesmo horário !

    ResponderExcluir
  11. O problema é cíclico. Claro que o horário facilitaria a participação de gente que está interessada em conhecer e seguir os trabalhos dos políticos da cidade, mas para isso é também indispensável que os vereadores de ocupem de temas que não sejam nomeação de ruas e bênçãos para todas as propostas do Executivo. Sete sessões (segundo os jornais da cidade) apenas com votação de nomes de ruas, quem aguenta? Roberto

    ResponderExcluir
  12. Sobre esse problema de não poder acompanhar as sessoes. Só entrar no site da Camara Municipal e baixar os videos conforme os PLs. Posso garantir que qualidade dos videos são bons. Unico pré-requesito é acessar de um ponto que tenha banda larga.

    ResponderExcluir
  13. Urgente preciso falar com o Raul E. Pereira. Eu e o Raul fomos no Forum Rio Jundiai Camara Municipal de Jundiai. Preciso receber as photos tiradas pelo Raul o mais rapido possivel para enviar para JJ. Ainda ele não enviou nada!!!

    ResponderExcluir
  14. 1-A disponibilização dos vídeos é importantíssima e um grande avanço. É, no entanto, uma mídia passiva, não permite interação.

    Interação também muito importante que, sob a "tribuna livre", manifestação com faixas, cartazes etc permitem aos cidadãos influenciar positivamente as ações da Câmara.

    É necessário que haja a possibilidade de assistirmos as sessões e, além disso, que haja ferramentas para que possamos participar dessas sessões.

    2-Temos ainda uma visão totalmente diferente no plenário. Vemos os vereadores que saem durante as exposições, os comentários que eles fazem, as movimentações etc.

    O vídeo deve ser entendido como uma ferramenta complementar, não como substituto da possibilidade de acompanhamento presencial.

    Queremos os dois.

    ResponderExcluir
  15. Se não fosse esse horário, Jundiaí poderia dar um grande passo para unir essas esferas que parecem tão distantes: cidadãos, política e políticos.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!