terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

População está distante dos vereadores eleitos e não fiscaliza

Terça-feira, 03 de fevereiro de 2009 0:31:00
Plenário só lota quando o assunto é de interesse dos grupos e bairros

Roberta de Sá


A falta de interesse da população pelas sessões da Câmara é uma unanimidade na casa. Geralmente, segundo os vereadores, só há interesse quando o assunto em pauta mexe com determinado grupo, que aparece para fazer “pressão”


“Quem vem sempre são pessoas ligadas à política”, diz o presidente da Câmara, José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB).

Em Jundiaí, os assessores parlamentares também dividem o espaço com os “poucos interessados em política” e com os membros da ONG (Organização Não-Governamental) Voto Consciente. Apesar de Câmaras vazias serem comuns no país, o cientista político Pedro Rocha Lemos diz que o papel da população é fiscalizar.

"Se o povo fica muito distante, vereadores podem apenas representar seus interesses particulares e de seus grupos. Temos de acompanhar para não sermos prejudicados.”

Sessão noturna é alternativa

O cientista político Pedro Rocha Lemos acredita que a mudança das sessões para o período noturno pode atrair mais público. A idéia também é defendida pelos vereadores do PT.

“Mas é preciso fazer um trabalho de marketing para chamar a população. Não adianta só mudar e não comunicar”, frisa

A alteração, no entanto, não agrada ao presidente da Câmara. Para Tico, a sessão noturna faria o custo anual da Casa saltar de quase R$ 480 mil para R$ 1,2 milhão.

“Na minha ótica, a sessão noturna só onera os cofres públicos. Em todas as grandes cidades, as sessão são diurnas”, diz. “Mas se a maioria quiser, eu me adapto.”

Em cada sessão, cerca de 120 funcionários ficam envolvidos com o trabalhos no plenário e na retaguarda.

fonte: BOMDIA
_____________________________________________

VOCÊ SABIA?

A ONG Voto Consciente acompanha todas as sessões ordinárias desde setembro de 2006. Além disso elaborou um Programa de Metas com sugestões para que a Câmara Municipal se torne mais eficiente e transparente, além de criar um espaço que possibilite participação popular.


[Conheça] O Programa de Metas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!