30/12/2008
Córrego estará modificado em 15 meses, promete a Prefeitura
O Córrego do Mato - que corta a avenida 9 de Julho - começará a ganhar novos contornos com as obras previstas para iniciar nos próximos dias. Hoje, técnicos farão estudo da topografia e, dentro em breve, as interdições devem afetar a vida dos motoristas que trafegam pelo local. As obras no córrego compreendem a recuperação ambiental, extensão de mais uma faixa dos dois lados da avenida 9 de Julho, canalização e recapeamento. A previsão de término, segundo o prefeito Ary Fossen, é de 15 meses.
Orçada em R$ 28,7 milhões, a obra será feita pela FBS Construção Civil e Pavimentação Ltda. A empresa de São Paulo venceu processo licitatório e assinou contrato com a administração municipal ontem. De acordo com o prefeito Ary Fossen, o meio ambiente foi privilegiado neste projeto. "A sociedade civil participou e todo o projeto teve aprovação do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Vamos preservar a reserva ambiental", ressaltou o prefeito.
Segundo o engenheiro coordenador da FBS, Oswaldo de Souza, as obras ocorrerão por etapas. "Vamos iniciar com a topografia e nos próximos dias conversaremos com a Setransp para definir as interdições", explicou Souza, acrescentando que as intervenções terão início na faixa sentido Anhangabaú-Anhangüera.
Esta é a segunda obra que a empresa executa em Jundiaí. Com 3 quilômetros de extensão, a avenida 9 de Julho contará com 85 homens trabalhando na recuperação do córrego. A última etapa, segundo o engenheiro Souza, será a extensão da terceira faixa na avenida.
Para Solange Marques, superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) - agente executor do Programa Saneamento para Todos, a obra é necessária. "Vamos reformar a canalização já existente e trazer de volta a vida ao córrego. Houve discussão com a sociedade civil e o Condema aprovou o projeto. Acredito que este seja o grande diferencial da obra", reforçou Solange.
O Programa Saneamento para Todos, de manejo para águas pluviais, contempla 24 intervenções na cidade e, para o próximo ano, ainda faltam algumas obras como no córrego do Jardim Carpas e outros bairros.
AME - O prefeito Ary Fossen também assinou, na mesma ocasião, contrato com a Construtora J.Z. Ltda. para reforma do prédio do antigo Núcleo Integrado de Saúde (NIS), onde funcionará o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A previsão é de que as obras sejam concluídas em cinco meses, incluindo implantação de três elevadores no imóvel, além de outras adaptações.
PAULA MESTRINEL
fonte: JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, ela é importante!