segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Estadão: 1 ano de censura e a liberdade de imprensa


Ouvi esses dias na tevê um comentarista político soltar um “como é possível, em pleno século 21!" ao comentar sobre o Collor falando que ia "meter a mão" na cara de um jornalista que escreveu umas verdades sobre ele. Ri. Dá até para inferir dessa fala do comentarista que a época em que vivemos é cheia de liberdades, democrática, feliz e injustiças não são cometidas.

Há um ano, o desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proibiu o jornal O Estado de São Paulo de publicar reportagens que contivessem informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura, foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - que está no centro de uma crise política no Congresso.

Sarney filho tentou por fim no processo, depois de perceber a bobagem de fazer politicagem barata e medieval “em pleno século 21”. O Estadão não aceitou e o julgamento seguirá. Só que com a burocracia brasileira que tão bem se conhece, o processo está empacado.

Dia 31, especificamente, completou-se um ano do imbróglio. Quem se interessa pelo tema liberdade de imprensa vale a pena ver o especial feito pelo jornal que pode ser acessado no site www.estadao.com.br

Piada pronta

Outro absurdo, que beira o ridículo, é a censura imposta aos programas de humor. Não se pode mais fazer piada com político pois isso “suja a imagem” deles. Que dó. Esquecem todos eles de que suas aparições em algum desses programas é apenas a cereja no bolo. Como bem sabemos eles que sujam a si mesmos, crianças felizes que são brincando na lama do pântano das câmaras e planaltos Brasil afora. CQC e afins apenas exibem a sujeira ao resto da população, usando o devido tom que a situação exige. Quer dizer, agora não mais, pois não se tem muita liberdade de imprensa no século 21.

Um comentário:

  1. Todos os dias eu abro o jornal esperando uma nota dizendo que a censura foi suspensa, mas nao... Hoje, 427 dias sob censura! que democracia hum?

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!