quarta-feira, 28 de julho de 2010

TRE registra só um caso na cidade

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo registrou, até a manhã de ontem, 85 denúncias on-line no Estado por propaganda irregular. Dessas, uma é de Jundiaí. A maior conscientização dos candidatos sobre as regras da campanha, segundo a Justiça Eleitoral, vem resultando no baixo número de irregularidades até o momento. Os políticos estão liberados para a campanha eleitoral desde o último dia 6. Na cidade, em vários pontos, candidatos a deputados estadual e federal já colocaram placas e, diariamente, há cabos eleitorais com cavaletes e bandeiras.

Além dos partidos, os cidadãos ao verem irregularidades nessas propagandas podem comunicar os problemas nos sites do TRE ou do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em um espaço chamado 'Denúncia On-line'. Outra forma é procurar os cartórios eleitorais. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, a única denúncia sobre Jundiaí registrada no sistema foi referente a uma placa que estaria em local proibido. O órgão repassou a informação para o cartório da 281ª Zona Eleitoral e fiscais foram até o local e verificaram que o material, cujo nome do candidato não foi divulgado, estava regular.

"Como ainda é um pouco cedo, as denúncias ainda não começaram a crescer. Por enquanto, ninguém nos procurou, pessoalmente, para falar sobre algum problema com o material dos candidatos. Só recebemos esse pedido de verificação do TRE. Eu acredito que, neste ano, os políticos estejam mais conscientes do que é proibido", diz a chefe do cartório da 281ª Zona Eleitoral, Carla Juliana Vassalo. Para o chefe do cartório da 65ª Zona Eleitoral, Vasco José Monteiro, as pesadas multas também têm ajudado os candidatos a ficarem mais atentos.

"Eles estão mais cientes porque há penas que podem chegar a R$ 30 mil. Não dá para brincar", ressalta. A Justiça Eleitoral, no entanto, antes da aplicação da multa dá prazo de 48 horas para o candidato acabar com a irregularidade. Se nada for feito após esse período, a denúncia é protocolada na Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP), que abre processo contra o político.

Prefeitura - Ontem, o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí, Jaderson Spina, reiterou que a Prefeitura também 'está de olho' nas propagandas dos políticos. Segundo ele, o município não vai permitir a colocação de material em bens públicos, independente do partido ou do candidato. Na última semana, o secretário solicitou a um candidato que retirasse placas do canteiro central da avenida Jundiaí. "Depois disso, não registramos mais problemas. Sobre os canteiros e os passeios públicos, inclusive, fizemos uma consulta ao TRE e estamos no aguardo da resposta", afirmou Spina.

ROBERTA DE SÁ

fonte: JJ. publicado em: 27/7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!