quarta-feira, 28 de julho de 2010

Candidatos já confirmam início de ataques pessoais

Em evento realizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Jundiaí, para que os candidatos a deputados estadual e federal se comprometam a fazer campanha limpa, o empresário Eduardo Palhares (PV), postulante à Câmara Federal, e o deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB), que busca a reeleição, afirmaram, no entanto, que os ataques pessoais já começaram. O lançamento da campanha ´Jundiaí com Eleições Limpas´ ocorreu na noite de ontem na sede da entidade. Dos 15 políticos da cidade que estão na corrida eleitoral, apenas dois não compareceram - Claudio Miranda (PSC), candidato a deputado estadual, e Antônio Pacheco (PPS), candidato a deputado federal.

Miranda enviou representante. Diante da diretoria da OAB, os políticos assinaram um documento, onde prometeram respeitar a legislação eleitoral, evitar ações de corrupção e ataques pessoais aos adversários. "Apesar de a maioria assumir esse projeto, alguns acabam não indo até o fim com o compromisso. Além disso, já estão acontecendo ações que vão na contramão da proposta que assinamos. Nos últimos dias, pessoas distribuíram material na rua. Espero que os candidatos repensem e façam propostas", comentou Palhares.

O candidato preferiu não dar detalhes do conteúdo do material. Bigardi aproveitou que o empresário iniciou a discussão para comentar que já foi "vítima de ataques de adversários". "Começaram a surgir as coisas na madrugada. Eu mesmo já sofri. Mesmo com isso, eu pretendo não revidar", frisou. Segundo informações obtidas pelo JJ Regional, os materiais de ataques pessoais seriam informativos, de autoria não divulgada, que circularam pela cidade sobre a impugnação do registro de candidatura Bigardi, que já entrou com defesa para reverter a situação.

Moralidade - Para o presidente da 33ª Subsecção da OAB, Márcio Cozatti, é fundamental que a partir da assinatura do documento da campanha, os candidatos priorizem a ética. "A OAB é a voz da sociedade e vai atuar como observadora do processo eleitoral, ajudando o cidadão a votar com segurança e sabendo quem são os candidatos e qual é o comprometimento dele com a moralidade", destacou.

Além da assinatura dos compromissos, os candidatos tiveram que apresentar um plano de governo com propostas inclusive para a segurança, cadeias públicas da Região e para a instalação de uma Vara Federal e de uma unidade da Polícia Federal em Jundiaí. A maioria aproveitou para já entregar as propostas. Outros políticos ficaram de enviar posteriormente as suas ideias à entidade.

"Tudo será afixado na sede da entidade para que as pessoas vejam. Nós também cobraremos o cumprimento do que foi documentado", afirmou Cozatti. Essa é a segunda vez que a OAB-Jundiaí participa do processo eleitoral. Em 2008, uma campanha nos mesmos moldes foi desenvolvida com os postulantes a prefeito.

ROBERTA DE SÁ

fonte: JJ. publicado em: 28/7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!