terça-feira, 29 de junho de 2010

Partidos estudam apoio em ´dobradinhas´

Os partidos de Jundiaí que não têm dobradinha local - apenas candidato a deputado estadual ou federal - estudam se apoiam aliados da cidade ou se trazem nomes da legenda de outras regiões para compor a chapa. O PMDB, que sairá apenas com a ex-vereadora Silvana Baptista para deputada estadual, analisa a possibilidade de apoiar, para a Câmara Federal, o vice-prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB). Os dois partidos são aliados no município. "Embora sejamos autônomos, procuramos seguir as orientações da Executiva Estadual", diz o presidente do diretório local, Armando Fadigatti.

Para ele, não trazer 'forasteiros' pode ajudar a cidade a eleger representantes, o que não ocorreu nas eleições de 2006. "Apoiando aliados, as chances são maiores." O PTB, que tem como pré-candidato o vereador Enivaldo Ramos de Freitas (Val), vai decidir amanhã se irá lançar um nome de Jundiaí para a Câmara Federal. "A maior probabilidade é que seja escolhido alguém do partido, porque temos um compromisso", afirma o presidente Ari Castro Nunes Filho. Segundo ele, nada impedirá, no entanto, que filiados façam campanha para os tucanos, também aliados.

O PSB segue a mesma linha. O partido tem o empresário Cristiano Lopes como pré-candidato a deputado estadual. "Acertaremos isso na convenção de domingo. Já há propostas de dobradinha com candidatos de outras cidades e do campo democrático", informa o presidente do diretório local, Oswaldo José Fernandes. Um dos aliados do PSB pode ser o PDT, que tem apenas o sindicalista João Henrique dos Santos como candidato a deputado federal. O PP e o PSDC, mesmo não tendo nomes locais na corrida, dependem de decisão da Executiva Estadual.

Chapa pura - Enquanto alguns partidos discutem a possibilidade de alianças, outros vão se lançar na corrida com chapa pura, mesmo tendo que apoiar os candidatos forasteiros - sem vínculo direto com Jundiaí. O PPS decidiu que o médico e ex-vereador Antônio Pacheco, candidato à Câmara Federal, fará dobradinha com o deputado estadual Davi Zaia, presidente do PPS em São Paulo. O PSOL, do pré-candidato a deputado federal Vanderlei Victorino, o B.A., apresentará como possibilidade, na convenção estadual de domingo, um nome do próprio partido para a Assembleia Legislativa.

Já o PSC entra na corrida com o ex-vereador Claudio Miranda para deputado estadual. A chapa do médico poderá ter o cantor Dalvan, de Campo Limpo Paulista, que busca uma cadeira em Brasília. "Sabemos que dobrar com pessoas da Região é melhor. Mas, algumas vezes, não é possível fechar a chapa. Não vejo problemas em trazer nomes de fora e acho que isso não atrapalha a cidade de conseguir eleger alguém", destaca Miranda, presidente do Diretório Municipal.

O PV lançará o ex-superintendente da Fumas, Eduardo Palhares, para federal. A legenda vai apoiar os candidatos a estadual do próprio partido na Região. São eles: o vereador Henrique Conti (Valinhos); a presidente de associação de condomínios, Lais Latorre (Louveira); a deputada estadual Rita Passos (Itu) e o ex-prefeito Beto Tricolli (Atibaia).

Locais - Em Jundiaí, o PSDB, PT, PCdoB e PDT terão candidatos da cidade a deputados estadual e federal.

ROBERTA DE SÁ

fonte: JJ, publicado em 17/06/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!