quarta-feira, 5 de maio de 2010

Professores fazem manifesto para adicional de 40%

Professores da rede municipal de ensino - que lecionam de creches até a 5ª série - aproveitaram a votação de um benefício para a categoria, ontem, na Câmara de Jundiaí, para solicitar aos vereadores ajuda no pedido de reajuste do adicional de título. Hoje, o valor é de 10%, mas a meta é alcançar os 40%. Os legisladores se comprometeram a agendar uma reunião com o Executivo para discussão do tema. O secretário de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, porém, afirmou ontem que este adicional maior não se aplica aos professores, dos quais é exigido apenas o segundo grau.


Durante a sessão ordinária, ontem de manhã, foi aprovado, por unanimidade, projeto do Executivo que equilibra o cálculo do adicional de títulos de docentes do Quadro do Magistério. A alteração vai fazer com que todos os professores recebam o adicional de 10% - até hoje, metade deles recebia 7%. Para os professores, é preciso mais. Por isso, com o objetivo de debater este assunto e definir melhorias, eles criaram a ´Comissão Juntos pela Educação´, que atua separadamente ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

"Os professores precisam ter voz. Procuramos a Câmara em dezembro e eles nos orientaram sobre como deveríamos prosseguir. Já que garantimos uma educação de qualidade ao município, devemos ser qualificados pelo salário", afirmou a professora e uma das representantes do movimento, Eliana Neri. O pedido de mudanças provocou até a criação de um blog, no endereço http://juntospelaeducacao.zip.net. Segundo Eliana, 1,5 mil professores da rede estão na mesma situação.

Após uma reunião a portas fechadas com os parlamentares, de acordo com a professora, ficou acertado que um encontro será agendado com o prefeito. De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Eleni Fávaro, o adicional de 40% é solicitado pelos professores da categoria B, que possuem nível superior. "Desde a formulação do Estatuto do Magistério, foram criadas categorias para os professores, segundo a formação de cada um", diz. Caso a mudança seja feita, terá de partir de projeto do Executivo, como o votado ontem.

Fora da pauta - O secretário de Recursos Humanos, Carlos Umberto Rossi, explicou ontem que o adicional de 40% é exclusivo para os cargos de comissão em que o servidor tem ensino superior. "Estes professores são concursados e o requisito de acesso é o segundo grau, não a faculdade. Por isso, este pedido não cabe. Dependeria de uma extensa análise orçamentária. Esta é uma discussão antiga, mas que não se aplica", afirmou.


ROBERTA BORGES


fonte: JJ. publicado em: 5/5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!