segunda-feira, 3 de maio de 2010

Passeata pede aprovação do 'Ficha Limpa'

Cantando os versos "Bandido é pra cadeia, não é pro Congresso não" da música composta por Nelson Motta e Liminha, cerca de 200 pessoas fizeram uma passeata pela aprovação do projeto de lei "Ficha Limpa" na orla das praias de Ipanema e do Leblon, ontem de manhã, na zona sul do Rio. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A proposta surgiu a partir de uma iniciativa popular e pretende tornar inelegíveis candidatos condenados em primeira instância por crimes como corrupção e os dolosos contra a vida, entre outros. Eles só poderiam voltar a se candidatar oito anos após o cumprimento da pena.

De acordo com os organizadores da passeata, em todo o país mais de 4 milhões de assinaturas já foram reunidas para sua aprovação. O objetivo da passeata - que também aconteceu em São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul - é pressionar a Câmara para que o projeto seja aprovado e entre em vigor já para as próximas eleições.

Trâmite - De acordo com o deputado federal Otávio Leite (PSDB), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), marcou para a próxima terça-feira a votação do requerimento que garante sus tramitação com urgência. Também estavam presentes na passeata os deputados federais Fernando Gabeira (PV), Solange Amaral (DEM), Chico Alencar (PSOL) e o relator do projeto, Índio Costa (DEM).

Vários deputados estaduais do Rio compareceram, entre eles Alessandro Molon (PT) e Luiz Paulo Corrêa Rocha (PSDB). Quatro fiscais do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) confiscaram camisas que faziam alusão à pré-candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva. Eles fotografaram o material e vão encaminhá-lo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que decidirá se as camisas configuram campanha irregular ou não.

FOLHAPRESS

fonte: JJ, publicado em 3/5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!