quinta-feira, 6 de maio de 2010

Jovens fazem fila para tirar título eleitoral

Os moradores de Jundiaí e Região deixaram para a última hora a regularização do seu título de eleitor. Na fila dos dois cartórios eleitorais, um grande número de jovens aproveitou a chance para tirar o primeiro documento. Mais de mil pessoas passaram ontem pelos cartórios, que tiveram de estender o atendimento até a noite. No Cartório da 281ª Zona Eleitoral, na Rua Dr. Cavalcanti, 400 atendimentos foram registrados até as 17h, mas na fila havia mais de 100 pessoas. "Boa parte deste atendimento foi voltada aos jovens, que vieram tirar o título", afirma a chefe de cartório, Carla Juliana Ferreira Vassalo.

Na 65ª Zona Eleitoral, na Rua dos Bandeirantes, até as 17h30 já tinham sido atendidas 353 pessoas, porém a fila reunia mais de 150 pessoas e chegava a subir a rua Henrique Andrés. A média de atendimento deste cartório, na última semana, foi de 420 pessoas por dia. Anteontem, 540 atendimentos foram registrados no cartório. Os motivos foram variados. Além do primeiro título, as pessoas foram até o cartório para a transferência de residência e mudança de seção.

Para evitar tumulto logo pela manhã, foram distribuídas senhas e a fila foi organizada para o lado de fora do cartório. Gestantes e pessoas com deficiência tiveram o atendimento priorizado. Segundo o chefe do Cartório da 65ª Zona Eleitoral, Vasco José Monteiro, a partir de hoje fica proibida qualquer movimentação do título eleitoral. Quem estiver fora de sua cidade, deve justificar o voto. Para quem não optou pelo remanejamento de seções, continuará votando na local de origem.

"Fizemos uma campanha para tornar mais ágil a votação, transferindo eleitores para outros locais. Tivemos um bom retorno, evitando demora na votação de outubro." Só deixará de votar quem tiver com o título cancelado, normalmente porque deixou de justificar seus votos três vezes seguidas. Nas demais situações, o eleitor deve procurar sua seção para votar. A eleição será no dia 3 de outubro para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital.

ARIADNE GATTOLINI
fonte: JJ. publicado em: 6/5/10

Um comentário:

  1. Acesse o blog http://vivendoideais.blogspot.com/ e da uma olhadinha no artigo sobre o voto dos jovens!
    Seu blog está muito bom!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!