sábado, 6 de março de 2010

'O número de animais abandonados só aumenta'

>POLÊMICA
6/3/2010

Voluntária do projeto SOS Animais Abandonados, Maria Dolores Quinones Augusto teme que os trabalhos da Comissão Especial da Câmara não provoquem mudanças para a realidade de quem atua em defesa dos animais em situação de risco, especialmente cães e gatos. "O número de animais abandonados aumenta a cada dia. Há um em cada esquina e a Prefeitura não quer construir um abrigo", afirma Dolores. Segundo ela, as informações sobre a criação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal também são confusas.

"Não sabemos como irá funcionar. Não queremos um depósito de animais. Parece que o objetivo é castrar e chipar, mas não entendemos bem." A voluntária aponta que outras soluções são necessárias. "Tem de haver um local para o animal ser recuperado e ficar até ser encaminhado para a doação. Ou eles vão castrar o cachorro e, após a cirurgia, deixá-lo na rua novamente? Quem vai se responsabilizar pelo animal? A Prefeitura parece não ter estas respostas", questiona.

Hoje, o SOS Animais Abandonados abriga 100 cães, distribuídos em casas de voluntários. "O telefone (denunciando abandono) não para de tocar. O pessoal não tem responsabilidade. Fazemos uma feira semanal para incentivar as adoções." Alguns encontros da Comissão Especial foram marcados por trocas de farpas. De um lado, os vereadores criticavam a atuação da Zoonoses, elogiada por parte das entidades. De outro, voluntários de ONGs chegaram a afirmar que os parlamentares usariam o debate da causa animal apenas para se promover.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!