quinta-feira, 4 de março de 2010

Consulta Pública é a aposta

A participação popular no processo de elaboração dos planos orçamentários em Jundiaí é feita, entre outros métodos, por meio da divulgação dos dados relativos às finanças públicas, na internet, e da Consulta Pública Eletrônica. A Consulta permite ao morador participar da elaboração do orçamento, indicando quais são as prioridades para melhorar a qualidade de vida do seu bairro.

Em 2009, 1.043 cidadãos jundiaienses participaram com sugestões para o orçamento de 2010. Todas foram analisadas pelas respectivas secretarias e as que se mostraram viáveis integraram o plano orçamentário. No ano passado, segundo o Executivo, foi registrado um aumento na participação de 104% em relação a 2008, quando apenas 512 pessoas contribuíram com sugestões.

"É um processo que está em ascensão. Um outro avanço que tivemos na divulgação das contas públicas é a Cartilha 'Orçamento Fácil', que propõe uma comunicação clara com o cidadão, informando-o como são aplicados os recursos pagos por meio dos impostos. É uma prestação de contas objetiva", explica o secretário de Finanças, José Antônio Parimoschi.

Uma pesquisa de opinião em campo, em toda a cidade, também é realizada pela Finanças. "Uma das principais metas da administração é estimular a participação, promovendo a aproximação do governo com a população, que é quem realmente conhece a realidade do seu bairro, desenvolvendo novas ferramentas de interação", afirma Parimoschi.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!