terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nossa história

_________________________

O Movimento Voto Consciente (www.votoconsciente.org.br) já tem mais de 20 anos de atuação em São Paulo, sendo uma OSCIP e prestando relevantes serviços. O principal deles é o acompanhamento do legislativo paulista (com um grupo na Assembleia Legislativa) e paulistano (acompanhando a Câmara Municipal)
Este acompanhamento possibilita a realização de balanços sobre a produção legislativa, balancetes e análises que combinam o olhar de cidadãos voluntários e cientistas políticos conselheiros do grupo. Além disso, este movimento foi precursor da avaliação por notas dos parlamentares, desenvolvendo critérios para tal e os aprimorando permanentemente.

A OSCIP sempre apoios e fomentou a criação de núcleos pelo país, razão de ter mais de 200 deles. Esse trabalho é todo coordenado pela internet e hoje sou um de seus resposáveis. Organizamos as metodologias de acompanhamento e as ferramentas de promoção de cidadania e participação cidadã que conhecemos para a formação de grupos e de agentes de cidadania. Tal trabalho está sendo organizado na Rede de Cidadania (www.votoconsciente.ning.com)

Agora sobre Jundiaí: Desde setembro de 2006 estamos trabalhando na cidade. O núcleo foi formado a partir de um projeto do FORCIS, célula local da CIESP e que reúne empresários das indústrias, comércio e serviços da região. O grupo é totalmente baseado no trabalho voluntário e, desde então, vem acompanhando todas as sessões ordinárias da Câmara. Já realizamos dois balanços anuais da produção legislativa municipal e, em 2008, lançamos raking de vereadores para fornecer aos eleitores uma opção de referência para a escolha dos candidatos.

Realizamos eventos, oficinas e fóruns para debate dos problemas e de propostas para a cidade. Destaco o debate livre com candidatos a prefeito que realizamos nas últimas eleições e que foi o primeiro e único totalmente aberto e cujo público é que fazia as perguntas aos candidatos. Realizamos debate com presidentes de partidos e com os candidatos a presidente da Câmara, para saber as propostas de cada um. Mais duas iniciativas inéditas.

Já promovemos com a Cúria Diocesana um fórum da cidadania com as paróquias da cidade, debates em escolas e levantamento de problemas do bairro do Jardim do Lago, em parceria com moradors e lideranças dali. Lançamos e promovemos na cidade duas importantes ferramentas de promoção de cidadania que vêm ganhando visibilidde nacional (Adote um Vereador e Cidade Democrática), sendo prestigiado com a vinda de seus dois idealizadoes: Milton Jung, âncora da Rádio CBN-SP e Rodrigo Bandeira, empreendedor social e mestre em Administração Pública pela FGV-SP.

Para terminar, estamos estruturando canais próprios de comunicação. Temos um blog (http://votoconsciente-jundiai.blogspot.com/) que é atualizado diariamente com as notícias de jornais da cidade, classificando por temas e formando um verdadeiro arquivo público de promessas e temas relevantes. Mantemos também um twitter (http://twitter.com/votojundiai) com mais de 300 seguidores e que é um portal de notícias de política local. Fazemos boletins mensais com novidades e resumos das sessões que, acompanhadas pelos nossos voluntários, tem um resumo publicado na internet semanalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!