terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Eles fazem de tudo para se promover

>VICE-PREFEITOS

28/1/2010

JORNAL DE JUNDIAÍ Luiz Fernando diz que seu principal feito foi investir na vinda de verba para Segurança

Luiz Fernando diz que seu principal feito foi investir na vinda de verba para Segurança

Já se foi o tempo em que vice-prefeitos apareciam pouco e eram tidos apenas como substitutos dos prefeitos em determinadas ocasiões, como férias e licenças. Hoje eles estão mais presentes nos eventos e reuniões, não só atuando ao lado dos prefeitos, como também fazendo o papel principal quando os 'titulares' não podem comparecer.

Os vice-prefeitos de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), e de Várzea Paulista, Luiz Antônio Raniero (PT), comprovam que pôr a mão na massa é algo que contribui para a cidade e para o desenvolvimento de sua própria imagem política. "Eu e o prefeito Miguel Haddad temos uma relação muito boa e isso faz com que a gente trabalhe a quatro mãos", diz Luiz Fernando.

"As discussões são em conjunto e, de fato, eu muitas vezes o represento em eventos aonde ele não pode ir. Nossa relação não é protocolar, mas sim, pessoal", ressalta. No ano passado, o vice atuou no relacionamento com o Governo Federal para que Jundiaí conquistasse verbas do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

"Até agora, foi o carro-chefe do meu mandato. Foi um projeto que toquei desde o início, na parte política. A parte técnica foi elaborada pela Guarda Municipal e o grande mérito é deles". Luiz Fernando afirma que pretende continuar se dedicando ao Pronasci. "Foi um grande feito, com R$ 2 milhões liberados de uma só vez, via convênio. E o programa permite continuidade, com busca de novos recursos.

O Pronasci envolve projetos com juventude, capacitação de guardas, enfim, outras possibilidades." Antes de ser vice, o tucano tinha sido vereador (inclusive presidente da Câmara) e candidato a deputado federal em 2006. Agora, quer ser candidato a deputado novamente. E ele afirma que prefere ser puramente vice-prefeito, sem assumir, ao mesmo tempo, alguma secretaria.

"Depois que venceu a eleição, o Miguel disse, numa entrevista ao JJ, que eu poderia assumir a secretaria que quisesse. Mas acho que o vice precisa ser generalista. Hoje eu sei o que ocorre nas várias secretarias", comenta. "Se eu assumisse uma pasta, teria que ser excelente no comando dela. E também acredito que nós precisamos ter técnicos em cada área e o político não está acima do técnico.'

Luiz Antônio Raniero, conhecido como Lula, é vice-prefeito de Várzea Paulista. Foi secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante o primeiro mandato do prefeito Eduardo Pereira e também afirma que a 'sintonia na administração é grande'. "Realmente não se trata só de substituir o prefeito. É preciso estar bem-informado da realidade. O vice conversa muito com os secretários e com o povo", destaca.

"Há muita busca por recurso externo e, assim, o vice também representa o prefeito em diversas situações." Lula já foi prefeito em exercício em duas ocasiões em 2009. E entre seus feitos, destaca a atuação no chamado Orçamento Participativo, projeto pelo qual a população de Várzea pode escolher onde parte do orçamento do município será investida. "Eu acompanho muito o orçamento participativo, que é muito importante para a cidade".

Assim como Luiz Fernando, Lula é a favor de que o vice possa ter contato com vários setores, ao invés de se dedicar a uma única pasta. "Quando você conhece um pouco do todo, tem mais condições, de maneira global, a dar respostas à população. Numa secretaria, você fica mais restrito." Recentemente, Lula foi eleito presidente do PT de Várzea e não pretende se candidatar a nenhum cargo agora. "Meu foco, será acompanhar os outros membros do partido."

PATRÍCIA BAPTISTA

fonte: JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!