28/1/2010
JORNAL DE JUNDIAÍ
Já se foi o tempo em que vice-prefeitos apareciam pouco e eram tidos apenas como substitutos dos prefeitos em determinadas ocasiões, como férias e licenças. Hoje eles estão mais presentes nos eventos e reuniões, não só atuando ao lado dos prefeitos, como também fazendo o papel principal quando os 'titulares' não podem comparecer.Luiz Fernando diz que seu principal feito foi investir na vinda de verba para Segurança
Os vice-prefeitos de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), e de Várzea Paulista, Luiz Antônio Raniero (PT), comprovam que pôr a mão na massa é algo que contribui para a cidade e para o desenvolvimento de sua própria imagem política. "Eu e o prefeito Miguel Haddad temos uma relação muito boa e isso faz com que a gente trabalhe a quatro mãos", diz Luiz Fernando.
"As discussões são em conjunto e, de fato, eu muitas vezes o represento em eventos aonde ele não pode ir. Nossa relação não é protocolar, mas sim, pessoal", ressalta. No ano passado, o vice atuou no relacionamento com o Governo Federal para que Jundiaí conquistasse verbas do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
"Até agora, foi o carro-chefe do meu mandato. Foi um projeto que toquei desde o início, na parte política. A parte técnica foi elaborada pela Guarda Municipal e o grande mérito é deles". Luiz Fernando afirma que pretende continuar se dedicando ao Pronasci. "Foi um grande feito, com R$ 2 milhões liberados de uma só vez, via convênio. E o programa permite continuidade, com busca de novos recursos.
O Pronasci envolve projetos com juventude, capacitação de guardas, enfim, outras possibilidades." Antes de ser vice, o tucano tinha sido vereador (inclusive presidente da Câmara) e candidato a deputado federal em 2006. Agora, quer ser candidato a deputado novamente. E ele afirma que prefere ser puramente vice-prefeito, sem assumir, ao mesmo tempo, alguma secretaria.
"Depois que venceu a eleição, o Miguel disse, numa entrevista ao JJ, que eu poderia assumir a secretaria que quisesse. Mas acho que o vice precisa ser generalista. Hoje eu sei o que ocorre nas várias secretarias", comenta. "Se eu assumisse uma pasta, teria que ser excelente no comando dela. E também acredito que nós precisamos ter técnicos em cada área e o político não está acima do técnico.'
Luiz Antônio Raniero, conhecido como Lula, é vice-prefeito de Várzea Paulista. Foi secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante o primeiro mandato do prefeito Eduardo Pereira e também afirma que a 'sintonia na administração é grande'. "Realmente não se trata só de substituir o prefeito. É preciso estar bem-informado da realidade. O vice conversa muito com os secretários e com o povo", destaca.
"Há muita busca por recurso externo e, assim, o vice também representa o prefeito em diversas situações." Lula já foi prefeito em exercício em duas ocasiões em 2009. E entre seus feitos, destaca a atuação no chamado Orçamento Participativo, projeto pelo qual a população de Várzea pode escolher onde parte do orçamento do município será investida. "Eu acompanho muito o orçamento participativo, que é muito importante para a cidade".
Assim como Luiz Fernando, Lula é a favor de que o vice possa ter contato com vários setores, ao invés de se dedicar a uma única pasta. "Quando você conhece um pouco do todo, tem mais condições, de maneira global, a dar respostas à população. Numa secretaria, você fica mais restrito." Recentemente, Lula foi eleito presidente do PT de Várzea e não pretende se candidatar a nenhum cargo agora. "Meu foco, será acompanhar os outros membros do partido."
PATRÍCIA BAPTISTA
fonte: JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião, ela é importante!