segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Jovem 'deputado' apresenta projeto

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2/11/2009

RUI CARLOS Ideia de José Augusto quer incentivar a prática de esportes

Ideia de José Augusto quer incentivar a prática de esportes

O jovem jundiaiense José Augusto Silva Gomes, 17 anos, irá à Assembleia Legislativa de São Paulo nos dias 5 e 6 para defender seu projeto de lei para os deputados. O estudante do Colégio Pentagunum propôs a criação de uma olimpíada estudantil do Estado com a contribuição de jovens da Fundação Casa (ex-Febem) na confecção dos materiais que seriam utilizados. Ele é um dos 94 participantes do projeto Parlamento Jovem no Estado.

"A ideia é de incentivar a prática de esportes. Além disso, terá a inclusão social dos internos da Fundação Casa que aprenderão um ofício na confecção de bolas, redes, uniformes, entre outros itens", explicou o estudante. A iniciativa foi trabalhada por 15 dias. O professor de Física, Rafael Purgato, colaborou na elaboração do texto. "Ele pesquisou as leis e me ajudou a escrever o texto para enviar à Assembleia." De acordo com o texto, os materiais utilizados pelos internos da Fundação Casa para a fabricação dos objetos seriam subsidiados por empresas. "As empresas utilizariam a mão de obra dos internos para a fabricação. Eles seriam registrados como Jovem Aprendiz e terão privilégios previstos na CLT, recebendo um salário mínimo."

A ideia de reunir a prática de esportes à integração social partiu da sua própria vida esportiva. "Eu pratico tae kwon do há três anos e represento Jundiaí. Sei que o esporte tira o jovem da rua e por isso tive a ideia de unir as duas coisas", concluiu. O texto prevê ainda que as escolas públicas sejam cedidas para realização das competições. Já as particulares não teriam a obrigação de participar. "Os jogos seriam realizados durante as férias escolares e o Estado disponibilizaria os treinadores das modalidades esportivas, fora do horário das aulas."

Procedimentos - Para participar foi preciso escolher um dos seguintes partidos temáticos: Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde ou Segurança Pública. Na próxima quinta-feira, as atividades começarão às 9 horas com o credenciamento, "check in" e fotos dos ´deputados´ jovens no hotel onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos irão à Assembleia e serão recepcionados pelas autoridades políticas presentes. Por volta das 18 horas, irão para o Plenário Juscelino Kubitschek para um encontro a cargo da Secretaria Geral Parlamentar, onde serão dadas orientações sobre o dia do evento, diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem, simulação de votação em painel eletrônico e esclarecimento de dúvidas.

Depois, haverá uma reunião restrita com os 94 ´deputados´ jovens para formação das três chapas que disputarão a eleição da Mesa Diretora. Na sexta-feira (6) será aberta a sessão plenária, com a chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da Mesa Jovem, apresentação e votação dos projetos, por bloco partidário temático. A sessão deverá terminar por volta das 19 horas.

Em 2008 - No ano passado a estudante de Jundiaí, Mainã Marques Belém Veiga, 12 anos, participou do Parlamento Jovem e apresentou um projeto sobre a criação de cursos preparatórios para vestibulares voltados aos alunos de baixa renda, que estejam cursando o último ano do ensino médio da rede pública. Esses cursos seriam ministrados por universitários das instituições públicas federais e estaduais e devem apresentar as seguintes disciplinas: matemática, física, química, biologia, letras, história e geografia. Além disso, os universitários que seriam professores dos cursos usariam a experiência como estágio.

Programa - O Parlamento Jovem está na sua 11ª edição. Dos 94 alunos inscritos nesta atividade, 54 deles estão matriculados na rede estadual de ensino e vão participar de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ao todo, são 94 projetos selecionados pelo Programa Parlamento Jovem Paulista 2009, que tem por objetivo principal proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a experiência de conhecer e desempenhar funções pertinentes ao cotidiano de um parlamentar.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

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